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dc.creatorBarbieri, Sabrina Orlandi
dc.date.accessioned2024-05-14T15:20:43Z
dc.date.available2024-05-14T15:20:43Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31904
dc.description.abstractStudies that propose identifying lower urinary tract dysfunctions (LUTD) and comparing them to gross motor performance are scarce. In this context, the present study aimed to compare the gross motor performance of school children with and without LUTD, seeking to contribute to the clinical practice of professionals who work with this population. This research has an observational, cross-sectional design, comparing two groups, and uses a quantitative approach. 77 children and their guardians participated in the study, divided into 2 groups: children with urinary symptoms (GD) (n=34) and children without urinary symptoms (CG) (n=43). After signing the Informed Consent Form (TCLE), those responsible responded to a questionnaire to identify the sample and the Dysfunctional Voiding Symptom Score (DVSS). The children answered a questionnaire to characterize their eating and urinary habits, the DVSS and the children in the CG also completed the PINQ-br to assess quality of life (QoL). Anthropometric measurements were taken and the Gross Motor Development Test (TGMD-3) was applied to assess gross motor performance. Categorical variables were analyzed descriptively using simple frequencies and percentages and numerical variables using position and dispersion measurements. The normality of quantitative variables was assessed using the Kolmogorov-Smirnov test. The Independent Measures t Test (for variables with normal distribution) or the Mann Whitney U Test (for variables with non-normal distribution) was used to compare the GD and CG groups and the total GMI score of the TGMD-3. . Inter-rater reliability was analyzed using the intraclass correlation coefficient (ICC) (ICC ≥ 0.7) considering the data reliable. The agreement rate of parents' and children's DVSS responses was also assessed using the ICC. P<0.05 was adopted as statistical significance in all tests. The results revealed a prevalence of 44.16% of children with LUTD, and no agreement was observed between the DVSS scores of guardians and children (ICC=0.247). The children in the DG showed a mild impairment in QoL. Furthermore, the GD demonstrated lower motor performance compared to the CG. These findings indicate that school children with LUTD may have impaired motor performance compared to the control group.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSintomas do trato urinário inferiorpor
dc.subjectTranstornos das habilidades motoraspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEspecialidade de fisioterapiapor
dc.subjectLower urinary tract symptomseng
dc.subjectMotor skills disorderseng
dc.subjectChildeng
dc.subjectPhysical therapy specialtyeng
dc.titleExiste diferença no desempenho motor grosso de crianças escolares com e sem disfunções do trato urinário inferior?por
dc.title.alternativeIs there a difference in the gross motor performance of school children with and without lower urinary tract dysfunctions?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEstudos que propõem identificar as disfunções do trato urinário inferior (DTUI) e compará-las ao desempenho motor grosso são escassos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho motor grosso de crianças escolares com e sem DTUI, buscando contribuir com a prática clínica de profissionais que atuam com este público. Esta pesquisa possui um design observacional, com corte transversal, comparando dois grupos, e utiliza uma abordagem quantitativa. Participaram do estudo 77 crianças e seus responsáveis, divididos em 2 grupos: crianças com sintomas urinários (GD) (n=34) e crianças sem sintomas urinários (GC) (n=43). Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), os responsáveis responderam a um questionário para a identificação da amostra e ao Dysfunctional Voiding Symptom Score (DVSS). Já as crianças, responderam um questionário para caracterização de seus hábitos alimentares e urinários, o DVSS e as crianças do GC também completaram o PINQ-br para avaliar a qualidade de vida (QV). Medidas antropométricas foram realizadas e o Teste de desenvolvimento motor grosso (TGMD-3) foi aplicado para avaliação do desempenho motor grosso. As variáveis categóricas foram analisadas de forma descritiva por meio de frequência simples e porcentagens e as numéricas por meio de medidas de posição e dispersão. A normalidade das variáveis quantitativas foi avaliada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Foi utilizado o Teste t de medidas independentes (para variáveis com distribuição normal) ou o Teste U de Mann Whitney (para variáveis com distribuição não-normal) para a comparação entre os grupos GD e GC e a pontuação total do IMG do TGMD-3. A confiabilidade interavaliador foi analisada por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) (ICC ≥ 0,7) considera os dados confiáveis. A taxa de concordância das respostas do DVSS dos pais e das crianças também foi avaliada pelo ICC. Foi adotado p<0,05 como significância estatística em todos os testes. Os resultados revelaram uma prevalência de 44,16% de crianças com DTUI, e não foi observada concordância entre os escores do DVSS dos responsáveis e das crianças (ICC=0,247). As crianças do GD apresentaram um comprometimento leve na QV. Além disso, o GD demonstrou um desempenho motor inferior em comparação com o GC. Esses achados indicam que crianças escolares com DTUI podem apresentar desempenho motor comprometido em relação ao grupo controle.por
dc.contributor.advisor1Braz, Melissa Medeiros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515748001130422por
dc.contributor.advisor-co1Copetti, Fernando
dc.contributor.referee1Pereira, Rita Pavione Rodrigues
dc.contributor.referee2Valentini, Nadia Cristina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8522869672892916por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Movimento e Reabilitaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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