Mostrar registro simples

dc.creatorMarchesan, Marcelo
dc.date.accessioned2024-05-15T14:56:59Z
dc.date.available2024-05-15T14:56:59Z
dc.date.issued2024-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31914
dc.description.abstractThe constant evolution of Information and Communication Technologies makes universities increasingly dependent on these technologies, which play a fundamental role in decision-making and strategic planning. In this scenario, this research focuses on Value Co-creation through products and services in the context of the Information Technology Master Plan (PDTI) of Federal Universities in southern Brazil: UFSM, UNIPAMPA, and UFFS. The overall objective is, therefore, to investigate the process of elaborating PDTI in public universities in the southern region of Brazil, analyzing how the approaches adopted by them influence Information Technology initiatives and the practice of Value Co-creation. Specific objectives include: (i) understanding the process of elaborating PDTI; (ii) evaluating the process of elaborating the Information Technology Master Plan at Universities, identifying similarities and differences in methods and approaches, and observing the involvement of stakeholders; (iii) evaluating faculty satisfaction with Information Technology products and services; and (iv) analyzing faculty perception of value co-creation in the context of the Information Technology Master Plan. The research is justified by the maturity of the PDTI development process in universities and the need to understand Value Co-creation in this specific context. The study uses a methodological approach that combines qualitative and quantitative methods. Research characterization involves the study of Universities (UFFS, UFSM, and UNIPAMPA) and analysis of PDTIs. The population and sample consist of professors from these institutions. The data collection instrument is a structured questionnaire that was administered between August and September 2023. Data collection procedures include the distribution and collection of online questionnaires, approved by the Ethics Committees of the institutions involved. The research results include the identification of PDTI elaboration processes in universities and the analysis of collected data. They highlight the importance of stakeholder participation, including faculty, students, and administrative staff in education, in the PDTI elaboration process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPDTIpor
dc.subjectCocriação de valorpor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectCo-creation of valueeng
dc.subjectStrategic planningeng
dc.titleAnálise do plano diretor de tecnologia da informação em universidades públicas da região sul: processo de cocriação de valor e envolvimento docentepor
dc.title.alternativeAnalysis of the information technology master plan in public universities in the southern region: value co-creation process and faculty involvementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA constante evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação torna as universidades cada vez mais dependentes dessas tecnologias, que desempenham um papel fundamental na tomada de decisões e no planejamento estratégico. Neste cenário, esta pesquisa concentra-se na Cocriação de Valor por meio de produtos e serviços no contexto do Planejamento Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) de Universidades Federais do sul do Brasil: UFSM, UNIPAMPA e UFFS. O objetivo geral é, portanto, investigar o processo de elaboração do PDTI em Universidades públicas da região sul do Brasil, analisando como as abordagens adotadas por elas influenciam as iniciativas de Tecnologia da Informação e a prática de Cocriação de Valor. Os objetivos específicos incluem: (i) compreender o processo de elaboração do PDTI; (ii) avaliar o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação nas Universidades, identificando as semelhanças e diferenças nos métodos e nas abordagens, e observando a participação dos envolvidos; (iii) avaliar a satisfação dos Docentes em relação aos produtos e serviços de Tecnologia da Informação e (iv) analisar a percepção dos docentes sobre a cocriação de valor no contexto do Plano Diretor de Tecnologia da Informação. A pesquisa se justifica pela maturidade do processo de desenvolvimento do PDTI nas universidades e pela necessidade de compreender a Cocriação de Valor nesse contexto específico. O estudo utiliza uma abordagem metodológica que combina método qualitativo e quantitativo. A caracterização da pesquisa envolve o estudo das Universidades (UFFS, UFSM e UNIPAMPA) e a análise dos PDTIs. A população e a amostra consistem em professores dessas instituições. O instrumento de coleta de dados é um questionário estruturado que foi aplicado entre os meses de agosto e setembro de 2023. Os procedimentos de coleta abrangem a distribuição e coleta de questionários online, aprovado por Comitês de Ética das instituições envolvidas. Os resultados da pesquisa incluem a identificação dos processos de elaboração do PDTI nas universidades e a análise dos dados coletados. Eles destacam a importância da participação de partes interessadas, incluindo professores, estudantes e técnicos administrativos em educação, no processo de elaboração do PDTI.por
dc.contributor.advisor1Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274por
dc.contributor.referee1Battistella, Luciana Flores
dc.contributor.referee2Wittmann, Milton Luiz
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3423497727102922por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International