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dc.creatorFritzen, Leonardo Luiz
dc.date.accessioned2024-06-13T14:57:59Z
dc.date.available2024-06-13T14:57:59Z
dc.date.issued2024-05-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32034
dc.description.abstractJoints are volumes located in the region of competition between beams and columns. They participate in the distribution of vertical and horizontal loads, being subject to high shear forces and high bending moments. Its sizing is complex and depends on several variables. In this way, a study was carried out on the application of the concrete damaged plasticity model in simulations of external joints of reinforced concrete, subjected to opening moment (positive moment) in a monotonic way in the ABAQUS program that uses the finite element method. The main advantage of the concrete damaged plasticity model is the ability to capture the nonlinear behavior and propagation of cracks in concrete. The damage variables for traction and compression were defined using the Alfarah et al. (2017) methodology and the modeling was representative of the RV9, RV10 and RV11 specimens from the Johansson (2001) experimental study. The simulations were carried out in order to define the influence of the viscosity parameter, the dilatation angle and the size of the finite element mesh on numerical convergence and results relating to resistance and cracking pattern. Viscoplastic regularization proved to be of great importance for the convergence of numerical simulations and the value of viscosity parameter that provided the most appropriate results was 0.00005. As for the dilatation angle, there was a subtle increase in resistance the higher the value of this parameter. The finite element mesh that proved to be most suitable was 1 cm, as it provided a similar damage pattern to the cracks in the experimental tests in a viable computational processing time. After defining the most appropriate parameters for the numerical simulations, the results varied on average by 29% in relation to the maximum resistance of the experimental tests, which are representative, but were very precise in relation to the displacement at which the maximum force occurs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNós de pórticopor
dc.subjectModelo concrete damaged plasticitypor
dc.subjectMétodo dos elementos finitospor
dc.subjectConcreto armadopor
dc.subjectJointseng
dc.subjectConcrete damaged plasticity modeleng
dc.subjectFinite element methodeng
dc.subjectReinforced concreteeng
dc.titleAnálise numérica de estruturas de no de pórtico em concreto armado considerando dano e plasticidadepor
dc.title.alternativeNumerical analysis of reinforced concrete joint structures considering damage and plasticityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNós de pórtico são volumes situados na região de concorrência entre vigas e pilares. Participam da distribuição das cargas verticais e horizontais, sendo alvo de elevadas forças cortantes e elevados momentos fletores. Seu dimensionamento é complexo e depende de diversas variáveis. Desta forma, foi realizado um estudo sobre a aplicação do modelo concrete damaged plasticity em simulações de nós de pórtico externos de cobertura em concreto armado, submetidos a momento de abertura (momento positivo) de forma monotônica no programa ABAQUS que utiliza o método dos elementos finitos. A principal vantagem do modelo concrete damaged plasticity é a capacidade de capturar o comportamento não linear e a propagação de fissuras no concreto. As variáveis de dano para tração e compressão foram definidas através da metodologia de Alfarah et al. (2017) e a modelagem foi representativa aos corpos de provas RV9, RV10 e RV11 do estudo experimental de Johansson (2001). As simulações foram realizadas de modo a definir a influência do parâmetro de viscosidade, do ângulo de dilatação e do tamanho da malha de elementos finitos na convergência numérica e nos resultados relativos à resistência e ao padrão de fissuração. A regularização viscoplástica se mostrou de grande importância para a convergência das simulações numéricas e o valor do parâmetro de viscosidade que proporcionou os resultados mais adequados foi 0,00005. Quanto ao ângulo de dilatação, ocorreu um aumento sutil da resistência apresentada nas simulações quanto maior o valor desse parâmetro. A malha de elementos finitos que se mostrou mais adequada foi de 1 cm, pois proporcionou um padrão de dano semelhante com as fissuras dos testes experimentais em um tempo de processamento computacional viável. Após definir os parâmetros mais adequados para as simulações numéricas, os resultados variaram em média 29% em relação a resistência máxima dos ensaios experimentais que são representativos, mas foram muito precisos em relação ao deslocamento em que a força máxima ocorre.por
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Rene Quispe
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0620634336314463por
dc.contributor.advisor-co1Santos Neto, Almir Barros da Silva
dc.contributor.referee1Lübeck, André
dc.contributor.referee2Kosteski, Luis Eduardo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843430099734357por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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