Processo de inclusão de crianças com necessidades especiais de saúde na escola: perspectiva de professores
View/ Open
Date
2024-03-01Primeiro membro da banca
Ribeiro, Aline Cammarano
Segundo membro da banca
Arrué, Andrea Moreira
Metadata
Show full item recordAbstract
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que teve como objetivo conhecer a percepção de professores quanto à inclusão de crianças com necessidades especiais de saúde no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 professores de escolas municipais públicas no interior do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática indutiva. Os aspectos éticos foram respeitados, sendo o projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Os resultados demonstraram a necessidade de maior suporte teórico e técnico para auxiliar os professores no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais de saúde no ambiente escolar. Além da fragilidade de recursos humanos qualificados, principalmente de monitores, que auxiliem os alunos nas interações sociais, no ensino de maneira geral e nas aplicações didáticas em sala de aula. Os professores se sentem frustrados e sobrecarregados e gostariam de ter uma parceria maior com o setor saúde para o processo de inclusão dessas crianças no ambiente escolar. Como estratégias para esta inclusão, os professores citaram: um planejamento diferenciado das atividades, a inclusão com os demais colegas em atividades lúdicas e o planejamento em conjunto com as educadoras especiais bem como troca de conhecimentos entre colegas da rede de ensino. Os profissionais sentem a necessidade de formação continuada para o processo de inclusão destas crianças e apontaram o profissional de enfermagem como possível capacitador/facilitador para esse processo. Conclui-se que a percepção dos professores acerca da inclusão destas crianças perpassa pelas dificuldades relacionadas à criança, ao processo de formação e institucionais e de infraestrutura. Sugerem a aproximação dos setores de educação e saúde para que os professores se sintam mais fortalecidos em sala de aula com essas crianças, que possam desempenhar suas atividades com qualidade e com o suporte que necessitam.
Collections
The following license files are associated with this item: