Mostrar registro simples

dc.creatorSiqueira, Laís Quevedo
dc.date.accessioned2024-06-26T15:04:12Z
dc.date.available2024-06-26T15:04:12Z
dc.date.issued2023-04-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32092
dc.description.abstractIntroduction: Mental health problems and the use of psychoactive substances are issues that are related to the greater probability of contracting Sexually Transmitted Infections. To this end, it is necessary to map the technologies aimed at assisting people with such conditions. Objective: To map, in original studies, educational health technologies aimed at people with mental health problems and the use of psychoactive substances for the prevention of Sexually Transmitted Infections. Method: this is an integrative literature review. To search for articles in the LILACS database, the search strategies used were “Mental illness” AND “Health education” AND “Sexually Transmitted Infections”. In the PubMed and Scopus databases, the terms were used: “Mental disorders” AND “Health education” AND “Sexually transmitted disease”. The searches were carried out between September and October 2022. Results: 120 articles make up the corpus of the analysis. The most evident target audience in the studies were people who use psychoactive substances and injecting drug users, with predominance in the application of questionnaires, in addition to educational interventions for risk reduction, prevention and psychoeducation. The most discussed topics in the studies were related to behavior in general, harm and risk reduction, HIV prevention, in addition to information on HIV/AIDS, Sexually Transmitted Infections, hepatitis, condom use. Conclusion: As a contribution of the study to the health area, especially Occupational Therapy and Nursing, which develop groups and workshops, it was possible to learn about the various educational technologies and subjects addressed in this context, with the aim of qualifying communication with people with mental health problem and who use psychoactive substances, offering support for the management of these situations by the entire team. As a future perspective, due to the scarcity of validated educational technologies for interventions with this public, it is proposed the development and validation of guides as tools for this purpose, with the aim of contributing more directly to this public.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDoença mentalpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectInfecções sexualmente transmissíveispor
dc.subjectMental disorderseng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectSexually transmitted diseaseeng
dc.titleTecnologias educativas em prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e saúde mentalpor
dc.title.alternativeEducational technologies in prevention of sexually transmitted infections and mental healtheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoIntrodução: Os problemas de saúde mental e o uso de substâncias psicoativas são questões que se relacionam com a maior probabilidade de contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para tal, faz-se necessário mapear as tecnologias voltadas ao atendimento das pessoas com tais condições. Objetivo: Mapear, em estudos originais, as tecnologias educativas em saúde voltadas às pessoas com problema de saúde mental e uso de substâncias psicoativas para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a busca dos artigos, na base de dados LILACS, as estratégias de busca utilizadas foram “Doença mental” AND “Educação em saúde” AND “Infecções Sexualmente Transmissíveis”. Nas bases de dados PubMed e Scopus, foram utilizados os termos: “Mental disorders” AND “Health education” AND “Sexually transmitted disease’’. As buscas foram realizadas entre setembro e outubro de 2022. Resultados: 120 artigos compõem o corpus da análise. O público-alvo mais evidenciado nos estudos foram pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas e usuários de drogas injetáveis, com predomínio na aplicação de questionários, além das intervenções educativas de redução de risco, prevenção e as psicoeducativas. Os temas mais abordados nos estudos foram relacionados ao comportamento em geral, redução de danos e risco, prevenção do HIV, além de informações sobre HIV/aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis, hepatites, uso de preservativo. Conclusão: Como contribuição do estudo para a área da saúde, especialmente a Terapia Ocupacional e a Enfermagem, que desenvolvem grupos e oficinas, foi possível conhecer as várias tecnologias educativas e assuntos abordados nesse contexto, com o intuito de qualificar a comunicação junto às pessoas com problema de saúde mental e que fazem uso de substâncias psicoativas, ofertando suporte para o manejo dessas situações por toda a equipe. Como perspectiva futura, propõe-se, devido à escassez de tecnologias educativas validadas para intervenções com esse público, a elaboração e validação de guias como ferramentas para tal, com o intuito de contribuir de forma mais direta com esse público.por
dc.contributor.advisor1Corcini, Laís Mara Caetano da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3959038836778303por
dc.contributor.advisor-co1Schimith, Maria Denise
dc.contributor.referee1Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de
dc.contributor.referee2Weiller, Teresinha Heck
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0493126122032906por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International