Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Láinon William Ribeiro da
dc.date.accessioned2024-07-03T13:49:02Z
dc.date.available2024-07-03T13:49:02Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32133
dc.description.abstractThe research Corpo Desviante consists of the creation of a performative poetics, held in 2019, in the Master’s Degree of the Graduate Program in Visual Arts (PPGART), by the Federal University of Santa Maria (UFSM). The research, inserted in the research line Art and Culture, aimed to carry out the series designed from the performance placing it on the threshold between art and politics. For this, the poetics is anchored in the political and social guidelines LGBTQIA+. The production of poetic restlessness materialized in exercises and artistic experiments that are composed of a deviant body and its memories. The objects, performances and installations were created in order to develop proposals in art that fostered the insurgente political reflection on Queer issues, becoming the center of the object of poetics, bordering the fine boundaries between art and activism. The methodological procedures sought resources and experiences in field research, subsidized by an autoetnographic bias that focuses on the experience in the field with the researcher, his body and other bodies that integrate the poetic constructions connected with contemporary art. Autobiography was also a resource used in creative processes. The authors Goldberg and Taylor affirm and strengthen the performative actions in their practical-theoretical aspects. Regarding the Queer theory, Judith Butler, Paul B. Preciado and Richard Miskolci support the research. In the course, whose record is accompanied by a textual analysis together with the repertoire of images built throughout the elaboration of this series, five works were created. The proposals created are called Gayola, Alvo Fácil, Corpo(ros), CUlhões and Buraco do Sigilo. The contribution of the research work focuses on the discussion of a process of artistic creations in performance that seeks to amalgamate contemporary art centered on political issues of the experiences of the Queer bodies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e culturapor
dc.subjectPerformance artepor
dc.subjectQueerpor
dc.subjectAutoetnografiapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and cultureeng
dc.subjectArt performanceeng
dc.subjectAutoethnographyeng
dc.subjectPoliticseng
dc.titleCorpo desviante: uma poética em performance artepor
dc.title.alternativeDeviant bodie: a poetics in performance arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa Corpo Desviante consiste na criação de uma poética performativa, realizada em 2019, no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A investigação, inserida na linha de pesquisa Arte e Cultura, teve como objetivo realizar a série pensada a partir da performance situando-a no limiar entre arte e política. Para tal, a poética ancora-se nas pautas políticas e sociais LGBTQIA+. A produção de inquietações poéticas se materializou em exercícios e experimentos artísticos que foram compostos por um corpo em desvio e suas memórias. Os objetos, performances e instalações foram criados no intuito de desenvolver propostas em arte que fomentassem a reflexão política insurgente acerca das questões Queer, tornando-se o centro do objeto das poéticas, beirando as tênues fronteiras entre arte e ativismo. Os procedimentos metodológicos buscaram recursos e experiências na pesquisa de campo, subsidiados por um viés autoetnográfico que se debruça sobre a vivência no campo com o pesquisador, seu corpo e outros corpos que integram as construções poéticas conectadas com a arte contemporânea. A autobiografia também foi um recurso utilizado nos processos criativos. As autoras Goldberg e Taylor afirmam e fortalecem as ações performativas nos seus aspectos prático-teóricos. No que diz respeito à teoria Queer, Judith Butler, Paul B. Preciado e Richard Miskolci embasam a pesquisa. No percurso, cujo registro é acompanhado por uma análise textual em conjunto com o repertório de imagens construídas ao longo da elaboração desta série, foram criados cinco trabalhos. As propostas criadas se intitulam Gayola, Alvo Fácil, Corpo(ros), CU-lhões e Buraco do Sigilo. A contribuição do trabalho da pesquisa se concentra na discussão de um processo de criações artísticas em performance que busca amalgamar a arte contemporânea centrada em questões políticas das experiências dos corpos Queer.por
dc.contributor.advisor1Biancalana, Gisela Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704025010266511por
dc.contributor.referee1Vilela, Lilian Freitas
dc.contributor.referee2Dalla Valle, Lutiere
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0216383195450102por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International