dc.creator | Costa, Láinon William Ribeiro da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T13:49:02Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T13:49:02Z | |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32133 | |
dc.description.abstract | The research Corpo Desviante consists of the creation of a performative poetics, held
in 2019, in the Master’s Degree of the Graduate Program in Visual Arts (PPGART), by
the Federal University of Santa Maria (UFSM). The research, inserted in the research
line Art and Culture, aimed to carry out the series designed from the performance
placing it on the threshold between art and politics. For this, the poetics is anchored in
the political and social guidelines LGBTQIA+. The production of poetic restlessness
materialized in exercises and artistic experiments that are composed of a deviant body
and its memories. The objects, performances and installations were created in order
to develop proposals in art that fostered the insurgente political reflection on Queer
issues, becoming the center of the object of poetics, bordering the fine boundaries
between art and activism. The methodological procedures sought resources and
experiences in field research, subsidized by an autoetnographic bias that focuses on
the experience in the field with the researcher, his body and other bodies that integrate
the poetic constructions connected with contemporary art. Autobiography was also a
resource used in creative processes. The authors Goldberg and Taylor affirm and
strengthen the performative actions in their practical-theoretical aspects. Regarding
the Queer theory, Judith Butler, Paul B. Preciado and Richard Miskolci support the
research. In the course, whose record is accompanied by a textual analysis together
with the repertoire of images built throughout the elaboration of this series, five works
were created. The proposals created are called Gayola, Alvo Fácil, Corpo(ros), CUlhões and Buraco do Sigilo. The contribution of the research work focuses on the
discussion of a process of artistic creations in performance that seeks to amalgamate
contemporary art centered on political issues of the experiences of the Queer bodies. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e cultura | por |
dc.subject | Performance arte | por |
dc.subject | Queer | por |
dc.subject | Autoetnografia | por |
dc.subject | Política | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and culture | eng |
dc.subject | Art performance | eng |
dc.subject | Autoethnography | eng |
dc.subject | Politics | eng |
dc.title | Corpo desviante: uma poética em performance arte | por |
dc.title.alternative | Deviant bodie: a poetics in performance art | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A pesquisa Corpo Desviante consiste na criação de uma poética performativa,
realizada em 2019, no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
(PPGART), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A investigação,
inserida na linha de pesquisa Arte e Cultura, teve como objetivo realizar a série
pensada a partir da performance situando-a no limiar entre arte e política. Para tal, a
poética ancora-se nas pautas políticas e sociais LGBTQIA+. A produção de
inquietações poéticas se materializou em exercícios e experimentos artísticos que
foram compostos por um corpo em desvio e suas memórias. Os objetos, performances
e instalações foram criados no intuito de desenvolver propostas em arte que
fomentassem a reflexão política insurgente acerca das questões Queer, tornando-se
o centro do objeto das poéticas, beirando as tênues fronteiras entre arte e ativismo.
Os procedimentos metodológicos buscaram recursos e experiências na pesquisa de
campo, subsidiados por um viés autoetnográfico que se debruça sobre a vivência no
campo com o pesquisador, seu corpo e outros corpos que integram as construções
poéticas conectadas com a arte contemporânea. A autobiografia também foi um
recurso utilizado nos processos criativos. As autoras Goldberg e Taylor afirmam e
fortalecem as ações performativas nos seus aspectos prático-teóricos. No que diz
respeito à teoria Queer, Judith Butler, Paul B. Preciado e Richard Miskolci embasam
a pesquisa. No percurso, cujo registro é acompanhado por uma análise textual em
conjunto com o repertório de imagens construídas ao longo da elaboração desta série,
foram criados cinco trabalhos. As propostas criadas se intitulam Gayola, Alvo Fácil,
Corpo(ros), CU-lhões e Buraco do Sigilo. A contribuição do trabalho da pesquisa se
concentra na discussão de um processo de criações artísticas em performance que
busca amalgamar a arte contemporânea centrada em questões políticas das
experiências dos corpos Queer. | por |
dc.contributor.advisor1 | Biancalana, Gisela Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0704025010266511 | por |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Lilian Freitas | |
dc.contributor.referee2 | Dalla Valle, Lutiere | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0216383195450102 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |