Remediação de produtos audiovisuais para podcast: um estudo do podcast “Linha Direta”
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Data
2024-06-27Autor
Sant’ana, Isabeau Cotrim Ferreira Pinto
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Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a remediação dos produtos audiovisuais para podcast, a partir da análise do podcast Linha Direta, da Rede Globo. O programa brasileiro que voltou à programação da emissora em maio de 2023, com apresentação do jornalista Pedro Bial, é responsável por retomar os crimes que marcaram a população brasileira entre 2008 e 2023. A partir disso, procuramos entender de que forma a remediação de um produto audiovisual afeta o sonoro. Os objetivos apresentados neste estudo visam compreender o processo de remediação, identificar as semelhanças e diferenças entre os dois produtos, audiovisual e sonoro, e refletir sobre o impacto da remediação no produto sonoro, para isso os capítulos são responsáveis por apresentar os conceitos estudados. No primeiro capítulo, apresenta-se o podcast, incluindo os podcasts de true crime e também a apresentação do programa Linha Direta. Logo em seguida, o segundo capítulo é definido para tratar os conceitos de remediação, convergência e para apresentar a classificação dos podcasts, com ênfase aos podcasts remediados. No terceiro tópico, detalha-se a metodologia utilizada para a realização do estudo, que é definida como uma Pesquisa Qualitativa, com uma abordagem multimétodos, onde juntam-se: Pesquisa Bibliográfica, Análise de Conteúdo e Análise Fílmica. Para esta abordagem, nos baseamos principalmente nos estudos de Stumpf (2006), Bardin (2015), Bauer (2002), Fonseca Júnior (2006), Rose (2003) e Figaro (2014). O quarto capítulo, dedicado à análise do objeto, realiza a exposição dos resultados da pesquisa, trazendo reflexões acerca do processo de remediação, das diferenças e semelhanças entre os produtos e como ocorre o impacto da remediação nesses produtos. Desta forma, entendemos que as ausências presentes em ambos formatos produzem alterações em seus conteúdos que podem afetar a compreensão do público sobre aquele produto. Além disso, para a análise, consideramos as características presentes em cada produto, e de que forma essas especificidades resultam num consumo satisfatório do conteúdo pelo público. A partir da análise, observamos que as características do produto sonoro não foram exploradas, como, simulações, áudios de arquivo e descrições. Entende-se o impacto da remediação ao compararmos os dois produtos, podcast e audiovisual, e a necessidade em considerar a especificidade de ambos formatos, para que exista uma compreensão do conteúdo.
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- TCC Jornalismo [84]
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