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dc.contributor.advisorKroth, . Maicon Elias
dc.creatorPaz, Eduarda de Medeiros
dc.date.accessioned2024-07-15T12:30:45Z
dc.date.available2024-07-15T12:30:45Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32310
dc.description.abstractThis experimental project consists of developing a transmedia narrative related to the New High School, seeking to improve investigative techniques. The work set out to answer the question "how do transmedia narratives contribute to journalism by covering the problems of the New High School in different formats?", building a narrative with the podcast "Educação em Trilha" as the project's guiding thread. During the process, the theoretical background was used to relate the practical content to the concepts. Based on the transmedia narrative established by Canavilhas (2013), as well as the 10 principles of transmedia and the concept of media convergence proposed by Jenkins (2009), a plan was drawn up to support the products developed. The transmedia journalistic narrative, based on the theme of the New High School, was aimed at the school community. Three podcast episodes were produced using the storytelling logic of Kischinhevsky (2018), Viana (2020) and Cogo (2012). The production of a longform in the light of research by Raquel Ritter Longhi and Kérley Winques (2015), and Alciane Baccin (2017). In addition to the creation of a social network to produce content and promote the other products developed. With this experimental project, it is assessed that the construction of the transmedia journalistic narrative focused on education has taken place, despite the difficulties in disseminating and circulating the content. It is understood that projects such as transmedia journalism can contribute to deepening and developing different visions within the agenda, as well as building the context of the fact for the public. Experimentation therefore contributes to thinking critically about journalism and developing better storytelling formats.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNovo Ensino Médiopor
dc.subjectNarrativa Transmídiapor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectProjeto Experimentalpor
dc.title“Educação em Trilha”: a construção de narrativas jornalísticas relacionadas ao novo Ensino Médiopor
dc.title.alternative"EDUCAÇÃO EM TRILHA": THE CONSTRUCTION OF JOURNALISTIC NARRATIVES RELATED TO THE NEW HIGH SCHOOL SYSTEMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoEste projeto experimental consiste em desenvolver uma narrativa transmídia relacionada ao Novo Ensino Médio, buscando aprimorar técnicas de apuração. O trabalho se propôs a responder “de que forma as narrativas transmídias contribuem para o fazer jornalístico ao pautar as problemáticas do Novo Ensino Médio em diferentes formatos?”, construindo uma narrativa, tendo o podcast “Educação em Trilha” como fio condutor do projeto. Durante o processo foi realizado o embasamento teórico para relacionar os conteúdos práticos aos conceitos. Partindo da narrativa transmídia estabelecida por Canavilhas (2013), além dos 10 princípios da transmidialidade e do conceito de convergência midiática proposto por Jenkins (2009), elaborou-se um planejamento para fundamentar os produtos desenvolvidos. A narrativa jornalística transmídia, pautada pela temática do Novo Ensino Médio, teve como público-alvo a comunidade escolar. Foram produzidos três episódios de podcast, pela lógica do storytelling, por Kischinhevsky (2018), Viana (2020) e Cogo (2012). A produção de uma longform à luz das pesquisas de Raquel Ritter Longhi e Kérley Winques (2015), e Alciane Baccin (2017). Além da criação de uma rede social para produção de conteúdo e de divulgação dos outros produtos desenvolvidos. Com este projeto experimental, avalia-se que a construção da narrativa jornalística transmídia focada em educação ocorreu, apesar das dificuldades de divulgação e de circulação dos conteúdos. Entende-se que projetos, como o jornalismo transmidiático, podem contribuir para o aprofundamento e desenvolvimento de diferentes visões dentro da pauta, além de construir o contexto do fato para o público. Diante disso, o exercício de experimentação contribui para pensar o jornalismo criticamente e para desenvolver melhores formatos de contar histórias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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