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dc.contributor.advisorSoliman, Marlon
dc.creatorSilva, Matheus Langendorf da
dc.date.accessioned2024-07-22T13:12:01Z
dc.date.available2024-07-22T13:12:01Z
dc.date.issued2024-07-10
dc.date.submitted2024-07-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32414
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2024.por
dc.description.abstractTraditional methods of training industry professionals, as well as classroom instruction of students, are often instructor-centered, with a theoretical emphasis in training sessions, causing student performance to suffer. The central research problem is the lack of innovative teaching methods that are effective in transmitting production engineering concepts in industrial and academic environments. With this, the objective is to develop and apply a didactic game that serves as a teaching tool. The method used was the modeling of a didactic board game using the Genially and Canva tools containing five thematic areas of production engineering, namely: quality; operations and projects; logistics; ESG (Environmental, Social, and Governance) and Occupational Safety and ergonomics. The questions in this didactic game are divided into three types: objective, true and false and essays. The prototype was tested with a group of Engineering academics to evaluate its effectiveness, engagement, learning and practical applicability. The results indicated that the educational game not only facilitated the understanding of complex concepts, but also increased participants' motivation and interest in the content covered. It is concluded that the development and application of educational games represent an innovative and effective pedagogical strategy for teaching Production Engineering, contributing to the training of professionals who are better prepared to face the challenges of the industrial market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo Didáticopor
dc.subjectTabuleiropor
dc.subjectEngenharia de Produçãopor
dc.subjectDesenvolvimento de Produtopor
dc.subjectDidactic Gameeng
dc.subjectBoardeng
dc.subjectProduction Engineeringeng
dc.subjectProduct Developmenteng
dc.titleMestres da produção: jogo didático para formação acadêmica e profissional em engenharia de produçãopor
dc.title.alternativeMaster of production: teaching game for academic and professional training in production engineeringeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoOs métodos tradicionais de treinamento dos profissionais da indústria, bem como a instrução de alunos em sala de aula costumam ser centrados no instrutor, com uma ênfase teórica nas sessões de formação, fazendo com que o desempenho dos alunos seja prejudicado. O problema de pesquisa central é a carência de métodos de ensino inovadores que sejam eficazes para transmitir conceitos de engenharia de produção em ambientes industriais e acadêmicos. Com isso, o objetivo é desenvolver e aplicar um jogo didático que sirva como ferramenta didática. O método utilizado foi a modelagem de um jogo de tabuleiro didático através da ferramenta Genially e Canva contendo cinco áreas temáticas de engenharia de produção, sendo elas: qualidade; operações e projetos; logística; ESG (Environmental, Social, and Governance) e segurança do trabalho e ergonomia. As perguntas desse jogo didático são divididas em três tipos: objetivas, verdadeiro e falso e dissertativas. O protótipo foi testado com um grupo de acadêmicos em Engenharia para avaliarsua eficácia, engajamento, aprendizado e aplicabilidade prática. Os resultados indicaram que o jogo didático não apenas facilitou a compreensão de conceitos complexos, mas também aumentou a motivação e o interesse dos participantes pelo conteúdo abordado. Conclui-se que o desenvolvimento e a aplicação de jogos didáticos representam uma estratégia pedagógica inovadora e eficaz para o ensino de Engenharia de Produção, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado industrial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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