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dc.contributor.advisorCamfield, Claudio Eduardo Ramos
dc.creatorPrante, Andressa
dc.date.accessioned2024-07-22T13:40:43Z
dc.date.available2024-07-22T13:40:43Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32426
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present study consists of researching the organizational climate of credit union agencies in the northwest region of the state of Rio Grande do Sul, covering employees from the business, financial and administrative areas. Therefore, the objective of this work was to analyze the organizational climate of a credit cooperative in the northwest region of the state of Rio Grande do Sul and its influence on the satisfaction and motivation of its employees. This is a descriptive research, of the case study type and with a quantitative approach. An online questionnaire for employees and another for management were used as research instruments. Data were analyzed using descriptive statistics. Six employees and one manager participated in the research. It was possible to identify a satisfactory organizational climate, in which employees are proud to work at the agency, trust their immediate superiors, consider their work recognized and valued and the relationship with colleagues favors the performance of tasks. In addition, employees are satisfied with their work, considering that they have a favorable relationship with colleagues and the manager, are interested in professional activities and are in agreement with the promotions they received and how they are managed at the agency. Regarding motivation, it was observed that employees are motivated because the team is engaged and collaborative, the manager has a respectful approach and they feel able to perform their daily tasks. However, remuneration (salary), variety of activities (satisfaction dimension), organizational culture and information on professional performance (motivation dimension) are dimensions that can be improved to further contribute to the organizational climate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectClima organizacional. Cooperativa. Motivação. Satisfação.por
dc.titleSatisfação e motivação dos colaboradores de uma cooperativa de crédito: um estudo a partir do clima organizacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoO presente estudo consiste em uma pesquisa do clima organizacional das agências de cooperativa de crédito da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, abrangendo colaboradores das áreas de negócios, financeiro e administrativo. Para tanto, o objetivo do trabalho foi analisar o clima organizacional de uma cooperativa de crédito da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul e sua influência na satisfação e motivação dos seus colaboradores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso e de abordagem quantitativa. Foram utilizados um questionário online para os colaboradores e outro para a chefia como instrumentos de pesquisa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Participaram da pesquisa seis colaboradores e um gestor. Foi possível identificar um clima organizacional satisfatório, em que os colaboradores sentem orgulho em trabalhar a agência, confiam na chefia imediata, consideram seu trabalho reconhecido e valorizado, e o relacionamento com os colegas favorece o desempenho das tarefas. Ademais, os colaboradores estão satisfeitos com seu trabalho, tendo em vista que apresentam um relacionamento favorável com os colegas e o gestor, tem interesse pelas atividades profissionais e estão de acordo com as promoções que receberam e como estas são administradas na agência. Em relação à motivação, observou-se que os colaboradores estão motivados porque a equipe é engajada e colaborativa, o gestor tem uma abordagem respeitosa e eles se sentem capazes de realizar suas tarefas diárias. Entretanto, a remuneração (salário), variedade das atividades (dimensão satisfação), cultura organizacional e as informações sobre o desempenho profissional (dimensão motivação) são dimensões que podem ser melhoradas para contribuir, ainda mais, com o clima organizacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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