dc.contributor.advisor | Camfield, Claudio Eduardo Ramos | |
dc.creator | Prante, Andressa | |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:40:43Z | |
dc.date.available | 2024-07-22T13:40:43Z | |
dc.date.issued | 2023-07-10 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32426 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present study consists of researching the organizational climate of credit union agencies in
the northwest region of the state of Rio Grande do Sul, covering employees from the business,
financial and administrative areas. Therefore, the objective of this work was to analyze the
organizational climate of a credit cooperative in the northwest region of the state of Rio Grande
do Sul and its influence on the satisfaction and motivation of its employees. This is a descriptive
research, of the case study type and with a quantitative approach. An online questionnaire for
employees and another for management were used as research instruments. Data were analyzed
using descriptive statistics. Six employees and one manager participated in the research. It was
possible to identify a satisfactory organizational climate, in which employees are proud to work
at the agency, trust their immediate superiors, consider their work recognized and valued and
the relationship with colleagues favors the performance of tasks. In addition, employees are
satisfied with their work, considering that they have a favorable relationship with colleagues
and the manager, are interested in professional activities and are in agreement with the
promotions they received and how they are managed at the agency. Regarding motivation, it
was observed that employees are motivated because the team is engaged and collaborative, the
manager has a respectful approach and they feel able to perform their daily tasks. However,
remuneration (salary), variety of activities (satisfaction dimension), organizational culture and
information on professional performance (motivation dimension) are dimensions that can be
improved to further contribute to the organizational climate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Clima organizacional. Cooperativa. Motivação. Satisfação. | por |
dc.title | Satisfação e motivação dos colaboradores de uma cooperativa de crédito: um estudo a partir do clima organizacional | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em uma pesquisa do clima organizacional das agências de
cooperativa de crédito da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, abrangendo
colaboradores das áreas de negócios, financeiro e administrativo. Para tanto, o objetivo do
trabalho foi analisar o clima organizacional de uma cooperativa de crédito da região noroeste
do estado do Rio Grande do Sul e sua influência na satisfação e motivação dos seus
colaboradores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso e de abordagem
quantitativa. Foram utilizados um questionário online para os colaboradores e outro para a
chefia como instrumentos de pesquisa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva.
Participaram da pesquisa seis colaboradores e um gestor. Foi possível identificar um clima
organizacional satisfatório, em que os colaboradores sentem orgulho em trabalhar a agência,
confiam na chefia imediata, consideram seu trabalho reconhecido e valorizado, e o
relacionamento com os colegas favorece o desempenho das tarefas. Ademais, os colaboradores
estão satisfeitos com seu trabalho, tendo em vista que apresentam um relacionamento favorável
com os colegas e o gestor, tem interesse pelas atividades profissionais e estão de acordo com
as promoções que receberam e como estas são administradas na agência. Em relação à
motivação, observou-se que os colaboradores estão motivados porque a equipe é engajada e
colaborativa, o gestor tem uma abordagem respeitosa e eles se sentem capazes de realizar suas
tarefas diárias. Entretanto, a remuneração (salário), variedade das atividades (dimensão
satisfação), cultura organizacional e as informações sobre o desempenho profissional
(dimensão motivação) são dimensões que podem ser melhoradas para contribuir, ainda mais,
com o clima organizacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |