dc.contributor.advisor | Ruiz Padillo, Alejandro | |
dc.creator | Côrrea, Victória Righetto | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T13:08:07Z | |
dc.date.available | 2024-07-24T13:08:07Z | |
dc.date.issued | 2024-07-11 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32455 | |
dc.description.abstract | Public transport is an essential service for urban mobility, as it allows access to the basic needs of citizens needing to move around the city. This work aimed to study the aspects that influence the perception and use of public transport in the municipality of Palmeira das Missões, a small Brazilian city in the interior of Rio Grande do Sul state. Based on data from a questionnaire on urban mobility and the origins and destinations of travel applied to the population, descriptive statistical techniques, factor analysis, origin-destination matrix and route mapping were applied using Stata and Arqgis software. The results revealed deficiencies related to the reliability and availability of public transport in the city and it was possible to identify that the most influential variables are safety against accidents, access to transport and general satisfaction. In this way, the results enabled directing efforts towards planning more effective investments that promote the attractiveness of public transport, suggesting improvements for stops infrastructure and the acquisition of new, more comfortable vehicles. In addition, analysis of the main origins and destinations of the people’s movements made it possible planning of possible routes and allocation of bus stops in order to improve access to transport and the attractiveness among the population. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | transporte público coletivo | por |
dc.subject | ônibus | por |
dc.subject | operação de transporte | por |
dc.subject | sustentabilidade | por |
dc.subject | análise fatorial | por |
dc.subject | matriz origem-destino | por |
dc.subject | Arqgis | por |
dc.subject | public transportation | eng |
dc.subject | bus | eng |
dc.subject | sustainability | eng |
dc.subject | transport operation | eng |
dc.subject | factorial analysis | eng |
dc.subject | source destination matrix | eng |
dc.title | Diagnóstico e planejamento de rotas do transporte público coletivo em Palmeira das Missões- RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | O transporte público é um serviço essencial para a mobilidade urbana, já que permite o acesso às necessidades básicas do cidadão, que precisa deslocar-se pela cidade. Esse trabalho teve como objetivo estudar os aspectos que influenciam na percepção e uso do transporte público no município de Palmeira das Missões, uma cidade brasileira de pequeno porte. A partir dos dados de um questionário sobre mobilidade urbana e a origem e destino dos deslocamentos aplicado à população, foram aplicadas técnicas estatísticas descritivas, de análise fatorial, matriz origem-destino e mapeamento de rotas através dos softwares Stata e Arqgis. Os resultados revelaram deficiências relacionadas à confiabilidade e disponibilidade do transporte público no município e foi possível identificar que as variáveis mais influentes são a segurança contra acidentes, o acesso ao transporte e a satisfação geral. Dessa forma, os resultados permitiram direcionar esforços para planejamento de investimentos mais efetivos e que promovam a atratividade do transporte público, sugerindo melhorias da infraestrutura de paradas e aquisição de novos veículos com mais conforto. Ademais, a análise das principais origens e destinos dos deslocamentos da população possibilitou o planejamento de possíveis rotas e alocação de pontos de parada na cidade, a fim de melhorar o acesso ao transporte público e a atratividade do modo de transporte entre a população. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |