Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Valle, Lutiere
dc.creatorBalduíno, Eliseu
dc.date.accessioned2024-07-24T13:50:57Z
dc.date.available2024-07-24T13:50:57Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.submitted2019-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32465
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleConstelações de imagens: experiências e práticas educativas com a História da Artepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RSpor
dc.degree.graduationArtes Visuais - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto geral tensionar o que pode a história da arte no ensino formal a partir da perspectiva educativa da cultura visual. Tendo como objetivos específicos: experimentar estratégias didáticas pedagógicas transdisciplinares; investigar as contribuições da perspectiva da Cultura Visual para o ensino das Artes Visuais; desenvolver práticas educativas que transpassem conceitos de Experiência (LARROSA, 2002), e da Potência Edu(vo)cativa das Imagens (DALLA VALLE, 2017), para instigar o interesse dos estudantes através das relações possíveis entre imagens e seus cotidianos. Pra tanto, recorro a abordagem metodológica da A/R/Tografia, haja visto sua significativa contribuição ao propor um novo modo de pensar e criar pesquisas em arte e arte educação, onde o artista/pesquisador/professor articula-se de forma hibrida. Ou seja, desenvolve-se a partir das relações que estabelece entre seu processo artístico, a construção da docência no âmbito da investigação. Aliada à perspectiva educativa da Cultura Visual, pode propiciar uma ampliação consciente da imensidão imagética que nos cruza, ao relacionar o passado com o presente estudando seus impactos e desdobramentos em nós e em nossos cotidianos. Neste interim, a elaboração de planos de aula pautam-se por estratégias pedagógicas que atravessam o tempo, propondo relações e conexões anacrônicas com o passado e a contemporaneidade, unido com as experiências e singularidades de cada estudante. Conclui-se que há uma grande potência de percepção de criticidade e aprendizado, sobre como a história das imagens transmutam em cada cultura, como ressoam pela história, e como suas intencionalidades repercutem em nossos modos de viver e se projetar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples