dc.contributor.advisor | Maran, Vinícius | |
dc.creator | Arruda, Gabriel Valentim Xavier de | |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T19:36:03Z | |
dc.date.available | 2024-07-25T19:36:03Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | ARRUDA, G. V. X. de. Desenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma Mugen: um estudo sobre ferramentas e engines de jogos. 2023. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32489 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This course conclusion work presents the process of developing a digital game with the purpose of providing entertainment to end users. In order to reach a wide audience, the game was made available free of charge and optimized for low-performance computers. This course completion work addresses fundamental knowledge that was acquired through the study of the following topics: the historical evolution of electronic game development, including the tools used in the past for this purpose; the modern technologies used in the development of electronic games, such as the Godot, GameMaker, Unity, Unreal Engine and MUGEN engines. For an in-depth analysis of these engines, an investigation was carried out into their operating principles, the possibilities they offer and the basic development steps. Although there are standard options for software development, each engine has its own particularities. Based on the objectives of the game in question, the MUGEN engine appears to be the most appropriate choice. Additionally, when examining the development process, it becomes evident that knowledge in programming, image and audio manipulation plays an essential role in this field. In summary, the development of electronic games is a complex process that requires skills in several areas, such as design, audio and programming. Modern engines make this process more accessible for beginners and more efficient for experienced developers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Development | eng |
dc.subject | Engine | eng |
dc.title | Desenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma Mugen: um estudo sobre ferramentas e engines de jogos | por |
dc.title.alternative | Development of a game on the Mugen platform: a study on tools and game engines | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Tecnologia em Sistemas para Internet | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo digital com o propósito de proporcionar entretenimento aos usuários finais. Com o intuito de alcançar um amplo público, o jogo foi disponibilizado de forma gratuita e otimizado para computadores de baixo desempenho. O presente trabalho de conclusão de curso aborda conhecimentos fundamentais que foram adquiridos por meio do estudo dos seguintes tópicos: a evolução histórica do desenvolvimento de jogos eletrônicos, incluindo as ferramentas utilizadas no passado para essa finalidade; as modernas tecnologias empregadas no desenvolvimento de jogos eletrônicos, tais como as engines Godot, GameMaker, Unity, Unreal Engine e MUGEN. Para uma análise aprofundada dessas engines, foi realizado uma investigação sobre seus princípios de funcionamento, as possibilidades que oferecem e os passos básicos de desenvolvimento. Embora existam opções padrão para o desenvolvimento de software, cada engine possui suas particularidades. Com base nos objetivos do jogo em questão, a engine MUGEN se mostra a escolha mais adequada. Adicionalmente, ao examinarmos o processo de desenvolvimento, torna-se evidente que o conhecimento em programação, manipulação de imagens e áudio desempenha um papel essencial nesse campo. Em síntese, o desenvolvimento de jogos eletrônicos constitui um processo complexo que requer habilidades em diversas áreas, como design, áudio e programação. As engines modernas tornam esse processo mais acessível para iniciantes e mais eficiente para desenvolvedores experientes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |