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dc.contributor.advisorMaran, Vinícius
dc.creatorArruda, Gabriel Valentim Xavier de
dc.date.accessioned2024-07-25T19:36:03Z
dc.date.available2024-07-25T19:36:03Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationARRUDA, G. V. X. de. Desenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma Mugen: um estudo sobre ferramentas e engines de jogos. 2023. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32489
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis course conclusion work presents the process of developing a digital game with the purpose of providing entertainment to end users. In order to reach a wide audience, the game was made available free of charge and optimized for low-performance computers. This course completion work addresses fundamental knowledge that was acquired through the study of the following topics: the historical evolution of electronic game development, including the tools used in the past for this purpose; the modern technologies used in the development of electronic games, such as the Godot, GameMaker, Unity, Unreal Engine and MUGEN engines. For an in-depth analysis of these engines, an investigation was carried out into their operating principles, the possibilities they offer and the basic development steps. Although there are standard options for software development, each engine has its own particularities. Based on the objectives of the game in question, the MUGEN engine appears to be the most appropriate choice. Additionally, when examining the development process, it becomes evident that knowledge in programming, image and audio manipulation plays an essential role in this field. In summary, the development of electronic games is a complex process that requires skills in several areas, such as design, audio and programming. Modern engines make this process more accessible for beginners and more efficient for experienced developers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogospor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectGameseng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectEngineeng
dc.titleDesenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma Mugen: um estudo sobre ferramentas e engines de jogospor
dc.title.alternativeDevelopment of a game on the Mugen platform: a study on tools and game engineseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationTecnologia em Sistemas para Internetpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo digital com o propósito de proporcionar entretenimento aos usuários finais. Com o intuito de alcançar um amplo público, o jogo foi disponibilizado de forma gratuita e otimizado para computadores de baixo desempenho. O presente trabalho de conclusão de curso aborda conhecimentos fundamentais que foram adquiridos por meio do estudo dos seguintes tópicos: a evolução histórica do desenvolvimento de jogos eletrônicos, incluindo as ferramentas utilizadas no passado para essa finalidade; as modernas tecnologias empregadas no desenvolvimento de jogos eletrônicos, tais como as engines Godot, GameMaker, Unity, Unreal Engine e MUGEN. Para uma análise aprofundada dessas engines, foi realizado uma investigação sobre seus princípios de funcionamento, as possibilidades que oferecem e os passos básicos de desenvolvimento. Embora existam opções padrão para o desenvolvimento de software, cada engine possui suas particularidades. Com base nos objetivos do jogo em questão, a engine MUGEN se mostra a escolha mais adequada. Adicionalmente, ao examinarmos o processo de desenvolvimento, torna-se evidente que o conhecimento em programação, manipulação de imagens e áudio desempenha um papel essencial nesse campo. Em síntese, o desenvolvimento de jogos eletrônicos constitui um processo complexo que requer habilidades em diversas áreas, como design, áudio e programação. As engines modernas tornam esse processo mais acessível para iniciantes e mais eficiente para desenvolvedores experientes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.publisher.unidadeColégio Politécnico da UFSMpor


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