Factors 6.0: a mediação e o uso do dispositivo QR Code
Resumo
O presente trabalhosurge da atuação do autor no campo da mediação em eventos de Arte, Ciência e Tecnologia realizados pelo Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART). O objetivo geral do trabalho é desenvolver uma estratégia de mediação para o FACTORS 6.0, utilizando além da mediação tradicional, o uso de QR Code como dispositivo potencializador da mediação. Os objetivos específicos são: relacionar o conceito de mediação com a prática do mediador;discutir a mediação realizada no FACTORS 4.0 e no FACTORS 5.0; apontar as estratégias de mediação usadas no FACTORS 6.0; avaliar o uso do QR Code durante a realização do evento. Embasamos teoricamente nosso estudo com o conceito de Arte Contemporânea (ARCHER, 2001), mediação (GRISPUM, 2014; PINTO E GOUVÊA, 2014; MARANDINO, 2008) e interatividade (PLAZA, 2003). O estudo parte de uma abordagem qualitativa, cujo conteúdo será evidenciado historicamente a partir de metodologias específicas de pesquisa em artes visuais, com ênfase em Arte, Ciência e Tecnologia. A inserção do QR Code nas estratégias da equipe de mediadores foi possível, pois trouxe a autonomia do visitante em relação às questões da mediação do evento, colaborando efetivamente com o campo da cultura, da arte, da história e da crítica.