Sobre trânsitos pelo espaço urbano como possibilidade de atravessamentos entre a pesquisa e a docência em artes visuais
Resumo
O presente estudo discorre sobre o espaço urbano enquanto território de pesquisa e de docência em artes visuais, ao passo que vai se desdobrando também como lugar de experiência (BARBIERI, 2008; LARROSA, 2014). A partir das propostas de coletivos de arte e intervenções urbanas inseridas nesse meio, se estabelecem diálogos e negociações entre territórios vivenciados. Como problemática, priorizou-se investigar o espaço urbano enquanto possibilidade de atravessamentos (SALBEGO, 2017) entre a pesquisa e a docência em artes visuais. A aposta metodológica escolhida para compor o trabalho foi a a/r/tografia, logo, foram convidados a dialogar, os autores Dias (2013) e Irwin (2013), possibilitando abranger as particularidades implicadas no processo de ser/estar artista, professora e pesquisadora. Da mesma forma, os diários da prática pedagógica (CARDONETTI; OLIVEIRA, 2015), construídos durante os estágios supervisionados III e IV reverberaram como potência para explicitar os entrecruzamentos da produção visual, da formação docente e da pesquisa em arte.