A impressão 3D no ensino de Matemática
Fecha
2024Autor
Mathias, Carmen Vieira
Wrzesinski, Andressa Paula
Bayer, Fernando Mariano
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
No ensino básico, muitos objetos do conhecimento listados na Base Nacional Comum
Curricular estão relacionados ao cotidiano dos alunos. Com isso, os docentes são diariamente
desafiados a integrar atividades práticas, que possam motivar os estudantes a explorar a
matemática em seu entorno. As tecnologias digitais podem oportunizar aos professores
elaborar tarefas desafiadoras e que possam ser relevantes na vida dos estudantes. Como
exemplo, cita-se a tecnologia de impressão 3D que pode ser uma das tecnologias utilizadas
para promover aos alunos uma compreensão mais profunda das formas e superfícies.
Em busca de contribuir com as práticas de ensino e aprendizagem no contexto escolar, o
presente manual, desenvolvido no projeto de extensão “Oficinas Matemáticas: desenvolvendo
habilidades espaciais por meio de modelagem e impressão 3D” propõe descrever e ilustrar o
processo de construção e impressão de objetos que possam ser utilizados dentro da sala de
aula de Matemática em diferentes níveis. Em resumo, apresentamos propostas de materiais
impressos em 3D que podem ser utilizados em sala de aula. Todo o material apresentado é
fruto das experiências em projetos de extensão realizados nos últimos anos. Pretende-se neste
trabalho relatar o processo de construção dos modelos, pensando nas possibilidades de
emprego desses materiais por professores de Matemática.
Colecciones
- Livros [132]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: