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dc.contributor.advisorSalvador, Cesar Addis Valverde
dc.creatorStochero, Valeria
dc.date.accessioned2024-07-26T13:50:27Z
dc.date.available2024-07-26T13:50:27Z
dc.date.issued2024-06-27
dc.date.submitted2024
dc.identifier.citationSTOCHERO, V. Análise da seção divergente de bocal supersônico utilizando o método das características.2024.89 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32522
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2024.por
dc.description.abstractRocket engines are essential for space exploration. With technological advances, the optimization of these engine components has become increasingly crucial.This study proposes the use of the method of characteristics to design the divergent section of a liquid-propellant supersonic rocket engine nozzle. A Python algorithm will be implemented to determine the optimal nozzle geometry based on the following input parameters: Mach number at the nozzle exit and the number of characteristic lines. Other necessary values, such as throat radius and properties in the combustion chamber, will be modeled based on data from SpaceX’s Merlin 1D engine. In this context, the variation of the Mach number at the nozzle exit and the adiabatic expansion coefficient will be investigated to understand the implications of these variations on operating conditions and rocket performance, with the aim of improving engine design and optimization. To ensure efficient flow, the Method of Characteristics will be used to obtain a long nozzle. The determination of the optimal length of the truncated nozzle will be carried out, considering the relationship between mass savings and engine efficiency. Based on the expected results, this study aims to contribute to the development of more efficient rocket engines by providing a reliable design method adaptable to the specific needs of each application.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscoamento Supersônicopor
dc.subjectMétodo das Característicaspor
dc.subjectNúmero de Machpor
dc.subjectSupersonic floweng
dc.subjectMethod of Characteristicseng
dc.subjectMach numbereng
dc.titleAnálise da seção divergente de bocal supersônico utilizando o método das característicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoOs motores de foguete são essenciais para a exploração espacial. Com os avanços tecnológicos, a otimização dos componentes desses motores tornou-se cada vez mais crucial. Este estudo propõe o uso do método das características para projetar a seção divergente de um bocal de motor de foguete supersônico a propulsão líquida. Um algoritmo em Python será implementado para determinar a geometria ótima do bocal, com base nos seguintes parâmetros de entrada: número de Mach na saída do bocal e o número de linhas características. Outros valores necessários, como o raio da garganta e propriedades na câmara de combustão, serão modelados a partir dos dados do motor Merlin 1 da SpaceX. Neste contexto, será investigada a variação do número de Mach na saída do bocal e do coeficiente de expansão adiabática, buscando compreender as implicações dessas variações nas condições de operação e no desempenho do foguete, com o objetivo de aprimorar o projeto e a otimização dos motores. Para garantir um escoamento eficiente, o Método das Características será utilizado para obter uma tubeira longa. A determinação do comprimento ótimo da tubeira truncada será realizada, considerando a relação entre a economia de massa e a eficiência do motor. Com base nos resultados esperados, este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de motores de foguete mais eficientes, fornecendo um método de projeto confiável e adaptável às necessidades específicas de cada aplicação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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