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dc.creatorVieira, Jonathan Barros Felipe
dc.date.accessioned2024-07-26T14:11:23Z
dc.date.available2024-07-26T14:11:23Z
dc.date.issued2024-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32531
dc.description.abstractThe high grain production in Brazil demands an efficient transportation system capable of delivering products at the right time and place, under acceptable conditions. However, to achieve efficiency in grain transportation, it is imperative to conduct intermodal planning. In addition to transportation, static storage is a crucial activity in grain logistics, as Brazil lacks sufficient static capacity to store the entire grain production. This necessitates an intermodal planning that integrates storage silos, transshipment terminals, and ports. Thus, considering both transportation and static capacity of grains, the research aims to propose an intermodal planning that maximizes sales profit. A literature review was conducted, focusing on identifying technical logistics factors and intermodal network structures. Based on the literature review, an intermodal graph representing the research planning was developed, incorporating the mapping of cargo transport routes and logistical decisions made by producers and cooperative managers. The next step involved developing a mathematical model that maximizes profit, considering transportation, storage costs, and grain losses, both during harvest periods and off-seasons. The model was then applied to a case study in the state of Rio Grande do Sul, covering the ten largest soy-producing cities, six warehouses, two transshipment terminals, and a port to handle approximately 1.5 million tons of grains. The case study results indicated that intermodality and grain storage provided higher profits, albeit accompanied by higher transportation and storage costs, as well as increased grain losses due to the use of road transport between intermediate nodes. Based on these results, an intermodal route for grain transport was proposed, specifying the quantity to be transported and stored in each period. Ultimately, the route proposed by the research contributes to decision-making for professionals involved in grain logistics, facilitating transport planning and promoting higher yields in grain sales.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntermodalidadepor
dc.subjectGrãospor
dc.subjectTransportepor
dc.subjectArmazenagempor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectIntermodalieng
dc.subjectGrainseng
dc.subjectTransporteng
dc.subjectStorageeng
dc.subjectOptimizationeng
dc.titlePlanejamento tático intermodal para a maximização do lucro no transporte e armazenagem de grãospor
dc.title.alternativeTactical intermodal planning for the maximization of grain transport and storage profiteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA elevada produção de grãos no Brasil demanda um sistema de transporte eficiente, capaz de entregar os produtos no tempo e local adequados, sob condições aceitáveis. Entretanto, para alcançar a eficiência no transporte de grãos, é imperativo realizar um planejamento intermodal. Além do transporte, a armazenagem estática é uma atividade crucial na logística de grãos, dado que o Brasil não possui capacidade estática suficiente para armazenar toda a produção de grãos, o que exige um planejamento intermodal que integre silos de armazenamento, terminais de transbordo e portos. Assim, considerando tanto o transporte quanto a capacidade estática dos grãos, a pesquisa visa propor um planejamento intermodal que maximize o lucro da venda. Logo, foi realizada uma revisão da literatura, focando na identificação dos fatores técnicos logísticos e nas estruturas da rede intermodal. Com base na revisão da literatura, foi elaborado um grafo intermodal que representa o planejamento da pesquisa, incorporando o mapeamento das vias de transporte de carga e as decisões logísticas dos produtores e gestores de cooperativas. A etapa seguinte envolveu o desenvolvimento de um modelo matemático que maximiza o lucro, considerando custos de transporte, armazenagem e perdas de grãos, tanto em períodos de safra quanto de entressafra. O modelo foi então aplicado a um estudo de caso no estado do Rio Grande do Sul, abrangendo as dez maiores cidades produtoras de soja, seis armazéns, dois terminais de transbordo e um porto para movimentar aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de grãos. Os resultados do caso de estudo indicaram que a intermodalidade e a armazenagem de grãos proporcionaram maior lucro, embora acompanhado de custos elevados de transporte e armazenagem, além de maiores perdas de grãos devido ao uso do modal rodoviário entre os nós intermediários. A partir dos resultados, foi proposta uma rota intermodal para o transporte de grãos, especificando a quantidade a ser transportada e armazenada em cada período. Em última análise, a rota proposta pela pesquisa contribui para a tomada de decisões dos profissionais envolvidos na logística de grãos, facilitando o planejamento do transporte e promovendo maior rendimento na venda de grãos.por
dc.contributor.advisor1Neuenfeldt Júnior, Alvaro Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694701078826818por
dc.contributor.referee1Araújo, Olinto César Bassi de
dc.contributor.referee2Rigo, Paula Donaduzzi
dc.contributor.referee3Alves, Vanessa Teresinha
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1394766597442915por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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