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dc.creatorValentim, Moisés Xavier Guimarães
dc.date.accessioned2024-07-29T13:50:16Z
dc.date.available2024-07-29T13:50:16Z
dc.date.issued2024-03-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32542
dc.description.abstractTrack pads are the part of tracked military vehicles that come into direct contact with the ground, therefore they are the most replaced item in combat vehicle maintenance due to friction wear. Field tests demonstrate that track pads supplied by different manufacturers show a wide variation in abrasion resistance and durability. In this context, the present study evaluated various rubber track pads supplied to the Brazilian Army with the aim of determining the characteristics required to improve their durability. Along with such characterization, this research evaluated SBR rubber with graphene addition as a possible alternative to improve pillow performance. For the characterization of rubber samples, chemical and thermal analysis as TGA, DSC, and FTIR, and mechanical tests such as tensile testing, hardness, and abrasion resistance. The results obtained showed that the rubbers had different compositions: the reference rubber is composed by characteristic groups of HNBR rubber, while the other rubbers from Manufacturers A, B, and C had a higher quantity of characteristic groups of styrene and butadiene polymers. The reference rubber showed better wear resistance, which was attributed to the presence of HNBR in its chemical composition. The higher the percentage of acrylonitrile, the greater the abrasion resistance of the material. Regarding SBR rubber with graphene addition, proportions of 0.1%, 0.3%, and 0.5% of graphene were studied. It was verified that the addition of graphene conferred an increase in wear resistance (0.5% was the best result), but it is still inferior to that of the reference rubber currently used in trackpads. For future work, it is recommended to evaluate the combination of SBR/NBR blends with graphene and silica, since the latter has already been proven to improve the abrasion resistance of the material.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesgastepor
dc.subjectAlmofadapor
dc.subjectVeículo militarpor
dc.subjectGrafenopor
dc.subjectWeareng
dc.subjectRubber padeng
dc.subjectMilitar vehicleeng
dc.subjectGrapheneeng
dc.titleCaracterização e desenvolvimento de borrachas para almofadas de veículos militares sob lagartaspor
dc.title.alternativeCaracterization and development of rubber for military tracked vehicle padseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs almofadas são a parte dos veículos militares sob lagartas que entram em contato direto com o solo, por conseguinte são o item mais substituído nas manutenções dos veículos de combate devido ao desgaste por fricção. Testes de campo demonstram que as almofadas fornecidas por diferentes fabricantes apresentam uma grande variação quanto à resistência à abrasão e durabilidade. Neste contexto, o presente estudo avaliou diversas almofadas de borracha fornecidas ao Exército Brasileiro com o objetivo de determinar as características necessárias para melhorar a sua durabilidade. Em conjunto com tal caracterização, essa pesquisa avaliou a borracha SBR com adição de grafeno como uma possível alternativa para melhorar o desempenho das almofadas. Para a caracterização das amostras das almofadas foram realizadas análises químicas e térmicas, a saber, TGA, DSC e FTIR e ensaios mecânicos tais como ensaio de tração, dureza e resistência à abrasão. A partir dos resultados obtidos foi observado que as borrachas apresentaram diferentes composições: a borracha referência apresentou uma composição formada por grupos característicos da borracha HNBR, enquanto as outras borrachas dos Fabricantes A, B e C apresentaram uma maior quantidade de grupos característicos dos polímeros estireno e butadieno. A borracha referência obteve uma melhor resistência ao desgaste o que foi atribuído a possível presença da HNBR em sua composição química. Quanto maior o percentual da acrilonitrila, maior a resistência à abrasão do material. Quanto a borracha SBR com adição de grafeno, foram estudadas as proporções de 0,1 phr, 0,3 phr e 0,5 phr de grafeno e verificado que a adição de grafeno conferiu um aumento na resistência ao desgaste (0,5 phr foi o melhor resultado), porém ainda é inferior ao da borracha referência utilizada atualmente nas almofadas. Para trabalhos futuros, recomenda-se avaliar a combinação de blendas SBR/NBR com grafeno e sílica, visto que esta última já comprovadamente melhora a resistência à abrasão do material.por
dc.contributor.advisor1Daudt, Natália de Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3938857351102458por
dc.contributor.referee1Crespo, Janaina da Silva
dc.contributor.referee2Bender, Caroline Raquel
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4885807909044422por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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