Mostrar registro simples

dc.creatorGriss, Audrian Vinicius Cassanelli
dc.date.accessioned2024-07-29T17:54:55Z
dc.date.available2024-07-29T17:54:55Z
dc.date.issued2023-08-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32543
dc.description.abstractThe present research in Visual Arts has its roots in my origin in the interior and is based on the observation of existing weeds in the surroundings of the monocultures of the locality of Xanxerê-SC. The weeds resist and adapt to conditions hostile to life and make my existence different from others where my body is seen as a weed. Thus, corpo-inço is a body thought through art in a poetics that seeks to verify possible relations of the weeds with the artist's body that, unwanted in its environment, resists. Corpo-inço is a body that resists because art is also resistance through what it metamorphoses, reveals and questions. With digital photography I make self-portraits that, hybridized, I see myself as another. Reality is intertwined with the artist's imagination in the series carried out in this poetic research. Current technology facilitates assimilations and crossings that change the paradigms of contemporary photography and, on the other hand, submits us to the effects of technology, making us hybrids in the use of technological devices. In my art work, this relationship with technology enables the process of establishing a work where the hybridized body evokes resistance relative to neglect, to prejudice in daring to be different, to be LGBTQIAP+ within a conservative state. Corpo-inço, doubles of myself, place of establishment and reflection that has ORLAN as an artistic reference that also puts its body at the service of art, questioning beauty, the situation of women in today's society, among other issues fundamental to existence. I seek to clarify the issues that emerge from directing with authors such as Emanuele Coccia, Vandana Shiva and Julia Kristeva to outline the issues mentioned above.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectAutorretratopor
dc.subjectCorpo-inçopor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and technologyeng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectSelf portraiteng
dc.titleCorpo-inço: resistência e metamorfose através do autorretrato fotográficopor
dc.title.alternativeCorpo-inço: resistance and metamorphosis through the photographic self-portraiteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa em Artes Visuais tem suas raízes na minha origem do interior e se apoia na observação de inços existentes nos entornos das monoculturas da localidade de Xanxerê-SC. Os inços resistem e se adaptam a condições hostis à vida e fazem confluência com minha existência diferente das demais onde meu corpo é visto como um inço. Assim, corpo-inço é um corpo pensado através da arte numa poética que busca verificar possíveis relações dos inços com o corpo do artista que, indesejado no seu meio, resiste. Corpo-inço é um corpo que resiste porque a arte é também resistência através do que ela metamorfoseia, revela e questiona. Com a fotografia digital, realizo autorretratos que, hibridizados, vejo eu mesmo como outro. A realidade se confunde com o imaginário do artista nas séries realizadas nesta pesquisa poética. A tecnologia atual facilita assimilações e atravessamentos que mudam os paradigmas da fotografia contemporânea e, por outro lado, submete-nos aos efeitos da tecnologia nos tornando híbridos no uso dos aparatos tecnológicos. No meu trabalho, essa relação com a tecnologia viabiliza o processo de instauração de uma obra onde o corpo hibridizado evoca a resistência relativa ao descaso, ao preconceito em ousar ser diferente, ser LGBTQIAP+ no interior de um estado conservador. Corpo-inço, duplos de mim mesmo, lugar de instauração e reflexão que tem como referência artística ORLAN que também coloca seu corpo a serviço da arte questionando a beleza, a situação da mulher na sociedade atual entre outras questões fundamentais à existência. Busco esclarecer as questões que emergem da realização com os autores como Emanuele Coccia, Vandana Shiva e Julia Kristeva para balizar os assuntos supracitados.por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Darci Raquel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950824253708267por
dc.contributor.referee1Rey, Sandra Terezinha
dc.contributor.referee2Stumm, Rebeca Lenize
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2081868230277123por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International