dc.creator | Griss, Audrian Vinicius Cassanelli | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T17:54:55Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T17:54:55Z | |
dc.date.issued | 2023-08-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32543 | |
dc.description.abstract | The present research in Visual Arts has its roots in my origin in the interior and is based
on the observation of existing weeds in the surroundings of the monocultures of the
locality of Xanxerê-SC. The weeds resist and adapt to conditions hostile to life and
make my existence different from others where my body is seen as a weed. Thus,
corpo-inço is a body thought through art in a poetics that seeks to verify possible
relations of the weeds with the artist's body that, unwanted in its environment, resists.
Corpo-inço is a body that resists because art is also resistance through what it
metamorphoses, reveals and questions. With digital photography I make self-portraits
that, hybridized, I see myself as another. Reality is intertwined with the artist's
imagination in the series carried out in this poetic research. Current technology
facilitates assimilations and crossings that change the paradigms of contemporary
photography and, on the other hand, submits us to the effects of technology, making
us hybrids in the use of technological devices. In my art work, this relationship with
technology enables the process of establishing a work where the hybridized body
evokes resistance relative to neglect, to prejudice in daring to be different, to be
LGBTQIAP+ within a conservative state. Corpo-inço, doubles of myself, place of
establishment and reflection that has ORLAN as an artistic reference that also puts its
body at the service of art, questioning beauty, the situation of women in today's society,
among other issues fundamental to existence. I seek to clarify the issues that emerge
from directing with authors such as Emanuele Coccia, Vandana Shiva and Julia
Kristeva to outline the issues mentioned above. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Autorretrato | por |
dc.subject | Corpo-inço | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and technology | eng |
dc.subject | Nature | eng |
dc.subject | Self portrait | eng |
dc.title | Corpo-inço: resistência e metamorfose através do autorretrato fotográfico | por |
dc.title.alternative | Corpo-inço: resistance and metamorphosis through the photographic self-portrait | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa em Artes Visuais tem suas raízes na minha origem do interior e
se apoia na observação de inços existentes nos entornos das monoculturas da
localidade de Xanxerê-SC. Os inços resistem e se adaptam a condições hostis à vida
e fazem confluência com minha existência diferente das demais onde meu corpo é
visto como um inço. Assim, corpo-inço é um corpo pensado através da arte numa
poética que busca verificar possíveis relações dos inços com o corpo do artista que,
indesejado no seu meio, resiste. Corpo-inço é um corpo que resiste porque a arte é
também resistência através do que ela metamorfoseia, revela e questiona. Com a
fotografia digital, realizo autorretratos que, hibridizados, vejo eu mesmo como outro.
A realidade se confunde com o imaginário do artista nas séries realizadas nesta
pesquisa poética. A tecnologia atual facilita assimilações e atravessamentos que
mudam os paradigmas da fotografia contemporânea e, por outro lado, submete-nos
aos efeitos da tecnologia nos tornando híbridos no uso dos aparatos tecnológicos. No
meu trabalho, essa relação com a tecnologia viabiliza o processo de instauração de
uma obra onde o corpo hibridizado evoca a resistência relativa ao descaso, ao
preconceito em ousar ser diferente, ser LGBTQIAP+ no interior de um estado
conservador. Corpo-inço, duplos de mim mesmo, lugar de instauração e reflexão que
tem como referência artística ORLAN que também coloca seu corpo a serviço da arte
questionando a beleza, a situação da mulher na sociedade atual entre outras questões
fundamentais à existência. Busco esclarecer as questões que emergem da realização
com os autores como Emanuele Coccia, Vandana Shiva e Julia Kristeva para balizar
os assuntos supracitados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Darci Raquel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2950824253708267 | por |
dc.contributor.referee1 | Rey, Sandra Terezinha | |
dc.contributor.referee2 | Stumm, Rebeca Lenize | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2081868230277123 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |