Mudança e adaptação estratégica: um estudo de caso na Imobiliária Panambi
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o processo de adaptação estratégica ocorrido na
Imobiliária Panambi, entre os anos de 2012 a 2022. O determinismo argumenta que o
ambiente externo desempenha um papel crucial ao influenciar a definição das estratégias
organizacionais, enquanto o voluntarismo destaca a capacidade das organizações de
influenciar o ambiente. Por meio do modelo de tipologia de adaptação estratégica de
Hrebiniak e Joyce (1985), a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva,
mediante um estudo de caso. A partir da análise longitudinal foram identificados três períodos
estratégicos e seus respectivos eventos críticos. No período de 2012 a 2013 tem-se a
concepção do negócio. No período de 2014 a 2018, aperfeiçoamento pessoal e crescimento do
negócio. Já no período de 2019 a 2022, alterações no plano de marketing em meio a uma
crise pandêmica. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que a escolha estratégica foi
um fator predominante na Imobiliária Panambi. A empresa demonstra capacidade de
transformação dos fatores externos em oportunidades, atuando de forma diferenciada no
mercado. Entende-se, neste sentido, que a sua longevidade se relaciona com sua a capacidade
de adaptação.
Coleções
- TCC Administração - PM [165]
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