Diálogos e significados sobre o luto e a morte no contexto escolar: implicações para a atividade docente
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Data
2024-06-14Primeiro membro da banca
Facci, Marilda Gonçalves Dias
Segundo membro da banca
Luna, Ivânia Jann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com a retomada do ensino presencial após o período pandêmico da COVID-19, a relação
humana com o luto e a morte foi radicalmente escancarada, impactado especificamente o
ambiente escolar e trazendo atravessamentos à atividade docente. Partindo deste panorama, a
presente pesquisa buscou responder ao seguinte problema: quais são as implicações para a
atividade docente os diálogos sobre o luto e a morte no contexto escolar? Assim, a presente
pesquisa teve por objetivo compreender os significados do diálogo sobre o luto e a morte no
contexto escolar para a atividade docente. A fim de responder essa lacuna, realizou-se uma
pesquisa-intervenção estruturada em três encontros no formato de grupos focais, com sete
professores dos terceiros e quartos anos do ensino fundamental da rede básica de ensino de uma
escola do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada através da utilização
dos seguintes instrumentos de pesquisa: diário de campo, complemento de frase, grupos focais
e entrevistas semiestruturadas. Os encontros de grupo focais e as entrevistas tiveram seus áudios
gravados e posteriormente transcritos. Os dados foram analisados através do método de
hermenêutica dialética de Minayo, à luz da psicologia histórico-cultural e de teorias do luto
cujos pressupostos dialogam entre si. Foram construídas duas categorias de análise: “o luto na
educação” e “ditadura da felicidade e o enlutar-se na sociedade contemporânea”. A realização
desta pesquisa-intervenção, que também pode ser considerada uma proposta de formação
docente continuada, permitiu compreender a percepção docente sobre o tema do luto e da morte
no contexto escolar, levando em conta aspectos subjetivos e objetivos e os variados
determinantes que constituem o contexto de atuação profissional, a realidade local, o papel
docente e as dificuldades em lidar com o tema. Nas categorias de análise, emergiu em destaque
o luto na educação, um luto que é coletivo e político, e que permeia todos os outros lutos no
contexto escolar, afetando diretamente a atividade docente. A presente pesquisa-intervenção
evidenciou-se como uma potente ferramenta de acolhimento, de suporte profissional e de
transformação da realidade estudada.
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