Percepções sobre comunicação nos agronegócios: um estudo no município de Palmeira das Missões
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-20Autor
Quadros, Laura Ester de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O agronegócio é um dos setores que vai crescem nos últimos anos e tem forte impacto em toda
a economia do país. Contudo, para o desenvolvimento deste setor, é essencial que sejam
desenvolvidas estratégias em suas variadas áreas, em especial, em se tratando da comunicação.
Nas empresas do agronegócio, a comunicação é extremamente importante no direcionamento
de operações internas (no alinhamento de tosos os departamentos com as metas e propósitos da
empresa) e externas (mantendo um bom relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros
comerciais). A comunicação é essencial para construir a marca e auxiliar as empresas na
inserção e manutenção no mercado. Nesse viés, o objetivo geral do presente trabalho de
conclusão de curso é analisar a percepção sobre a comunicação do agronegócio no município
de Palmeira das Missões-RS. Para atingir esse objetivo, elencou-se as seguintes metas
específicas: a) caracterizar o perfil das empresas dos agronegócios em Palmeira das Missões
RS; b) identificar ações de comunicação pelas empresas dos agronegócios em Palmeira das
Missões-RS; c) propor ações para a melhoria na comunicação para o setor de agronegócios em
Palmeira das Missões-RS. Além disso, este estudo busca responder o seguinte problema de
pesquisa: qual é a relevância da comunicação para as empresas atuantes no agronegócio em
Palmeira das Missões-RS? Para resolver o problema, optou-se pela metodologia quali
quantitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica e de levantamento. A coleta de dados com
os participantes da pesquisa foi realizada por meio de questionário e, posteriormente, sua
análise usou o método de Análise de Conteúdo. Como resultados preliminares, verifica-se que
as empresas do setor do agronegócio já reconhecem a importância da comunicação,
principalmente nos meios digitais e cada uma possui estratégias específicas a serem adotadas
internamente e externamente. Contudo, verificou-se que alguns participantes ainda
compreendem que a comunicação não é tão importante, indicando que ainda é necessário
aprimorar estudos e pesquisas sobre o tema, que possam auxiliar essas empresas a
desenvolverem suas próprias estratégias, de acordo com o setor que atuam.
Coleções
- TCC Administração - PM [161]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: