Acervo Artístico da UFSM: reconectando memórias das artes visuais no ambiente virtual
Visualizar/ Abrir
Data
2024-05-13Primeiro membro da banca
Codevilla, Fernando Franco
Segundo membro da banca
Rodrigues, Rita Lages
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa sobre memórias do Acervo Artístico da UFSM no ambiente
virtual, realizada em História, Teoria e Crítica da Arte (HTC) com ênfase em Arte
Tecnologia, tem como objetivo verificar parte da história do Patrimônio Artístico da
UFSM, e por meio dos arquivos da II Bienal de Cabo Frio (1986) e de oito obras do
Acervo, compartilhar algumas memórias no ambiente virtual online. A motivação é
fornecer à comunidade local outra possibilidade de se conectar e pensar
criticamente sobre o material histórico presente no Acervo Artístico da UFSM. A
metodologia é qualitativa, alinhada ao pensamento pós-moderno de Hans Belting
que percebe a existência de distintas narrativas/contextos na Arte Contemporânea e
nas mídias, analisando como essas duas áreas convergem ou divergem. A pesquisa
de campo está presente por meio de entrevistas com servidores da UFSM, e
arquivos físicos e digitais da universidade, conduzindo o estudo para diferentes
períodos da linha do tempo do Acervo Artístico da Universidade. A pesquisa
bibliográfica perpassa por historiadores, curadores e artistas como Giselle
Beiguelman, Priscila Arantes, Pierre Lévy, Letícia Julião, Rudolf Frieling, Miguel
Ferreira, Douglas Crimp e por organizações como Ibram, Iphan, ICOM e UNESCO,
buscando compreender inter-relações possíveis entre Arte Contemporânea,
curadoria, patrimônio e ambiente virtual. Ao unir o aprendizado das pesquisas de
campo e bibliográfica, com a pesquisa de laboratório, a exposição online com
algumas obras do Acervo Artístico, a experiência criativa da curadoria e da
expografia no ambiente online a dissertação contribui para propor uma reconexão do
público com obras de Arte da UFSM.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: