Proposta de diretrizes estratégicas para tornar uma micro e pequena empresa familiar mais eficiente: um estudo de caso
Resumo
A maioria das empresas no Brasil tem seu DNA familiar, sendo um impulso para a economia
nacional. A relação família-empresa que é a sua maior virtude, pode também gerar
complicações tanto no trabalho quanto na harmonia familiar. O presente estudo teve como
objetivo propor diretrizes estratégicas para tornar mais eficiente uma micro e pequena empresa
familiar do Município de Palmeira das Missões/RS. O estudo desenvolvido foi de cunho
qualitativo, através de entrevista semiestruturada, foi realizado a análise SWOT para entender
todo o processo interno da empresa bem como as nuances externas que o mercado de trabalho
tem por característica. A partir dos resultados da matriz SWOT foi possível aplicar as fraquezas
e ameaças no plano de ação 5W1H, evidenciando como deve ocorrer o planejamento e
resolução dos problemas identificados na empresa. Foi constatado que a empresa necessita uma
análise criteriosa de todos os custos (diretos e indiretos) e das despesas para fazer cortes onde
não afetar a operação para que consiga ajustar seu fluxo de caixa e por fim melhorar a
capacitação (T&D) dos vendedores. Com um estoque maior será possível melhorar o preço
final do produto e aumentar o seu mix de produtos, consequentemente seu poder de troca de
preço será maior e a busca por clientes será facilitada. Conclui-se que as estratégias são
importantes para tornar a empresa mais efetiva e consequentemente obter uma vantagem
competitiva perante a concorrência.
Coleções
- TCC Administração - PM [161]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: