Brand Equity: percepção de valor da marca e sua relação com a decisão de compra
Resumo
O presente trabalho busca compreender o impacto do brand equity na decisão de compras dos
consumidores de uma loja de vestuário feminino situada em Palmeira das Missões-RS. Um dos
principais fatores para a decisão de compra do consumidor é o valor percebido por eles. O brand
equity pode ser considerado o resultado do branding, e representa a lembrança que o
consumidor possui da marca, o que permitirá que esta possua valor para o indivíduo. Quando o
envolvimento entre consumidor e marca é durável, o consumidor tende a ter um interesse
constante naquilo que a marca oferece ainda que não tenha uma necessidade a ser atendida no
momento. Para atender os objetivos desta pesquisa de identificar o público-alvo, analisar
percepção de valor da marca pelos consumidores, os fatores que podem influenciar a decisão
de compra e propor sugestões para a empresa, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo
através de um método quantitativo onde foram aplicados questionários ao público-alvo. É
possível perceber através dos resultados que o brand equity da empresa é baixo e que certos
fatores impactam negativamente a decisão de compra do consumidor. Sugerem-se pontos de
melhoria para a empresa após concluir que embora haja uma percepção de qualidade, o nível
de fidelização e o valor percebido pelos consumidores é baixo. Portanto, foram identificadas
oportunidades para a empresa explorar um nicho de clientes que ainda não é atendido, de forma
a aumentar o valor percebido da marca.
Coleções
- TCC Administração - PM [161]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: