Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin Dionéia, Édio Polacinski
dc.creatorMachado Maria Eduarda Freitas
dc.date.accessioned2024-08-13T13:25:51Z
dc.date.available2024-08-13T13:25:51Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32713
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2022.por
dc.description.abstractSometimes, the lack of assistance to those who use the public service can become a challenge, when meeting the needs of the population. And with that, it becomes necessary to use strategic tools to make the services provided more efficient and thus, the population feel with their needs met. The place studied was the Secretariat of Economic Development and Employment, located in the city of Palmeira das Missões, a municipality in the northwest of the State of Rio Grande do Sul. The present study aimed to develop a proposal for a set of strategic guidelines to make the service of the Economic Development Department of Palmeira das Missões more efficient. The research approach is considered qualitative, through an interview with the manager responsible for it during the internship, with a descriptive study being carried out with the intention of suggesting the main strategic tools that adapt to the situation. From this, information was obtained regarding planning, which were the biggest challenges encountered, which was identified as the organizational structural failure in various sectors of the Secretariat and the ways in which it intends to make the services provided more efficient, which according to the Secretary, is already these changes are being carried out, based on several changes proposed by him, including the change of the physical environment. Based on this information, some actions were proposed for the Secretariat based on the methodology of the SWOT Matrix, Matrix GUT and 5W1H. Finally, it was concluded that the tools, if used as suggested throughout this research, can collaborate to solve these structural flaws found in the Secretariat, and thus, bringing greater efficiency to the services provided.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão da Qualidade. Plano de ação. Administração Pública.por
dc.titleProposta de um conjunto de diretrizes estratégicas para tornar os serviços mais eficientes na secretaria de desenvolvimento econômico e empregos de Palmeira das Missões-RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoPor vezes, a falta de assistência aos que utilizam do serviço público pode se tornar um desafio, ao suprir as necessidades da população. E com isso se torna necessário o uso de ferramentas estratégicas para tornar os serviços prestados mais eficientes e assim, a população se sentir com suas necessidades supridas. O local estudado foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empregos, localizada na cidade de Palmeira das Missões, município do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta de um conjunto de diretrizes estratégicas para tornar o serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Palmeira das Missões mais eficiente. A abordagem da pesquisa é considerada qualitativa, por meio de uma entrevista realizada com o gestor responsável pela mesma no decorrer do estágio, sendo realizado um estudo descritivo com a intenção de sugerir as principais ferramentas estratégicas que se adaptem a situação. A partir disso, se obteve informações referente ao planejamento, quais os maiores desafios encontrados, que foi identificado como a falha estrutural organizacional em vários setores da Secretaria e as formas de como pretende tornar os serviços prestados mais eficientes, que segundo o Secretário, já está sendo realizadas essas mudanças, a partir de várias mudanças propostas por ele, inclusive a mudança de ambiente físico. A partir destes destas informações, foram propostas algumas ações para a Secretaria com base na metodologia da Matriz SWOT, Matriz GUT e 5W1H. Por fim, concluiu-se que as ferramentas se utilizadas como sugeridas ao longo desta pesquisa, podem colaborar para a resolução dessas falhas estruturais encontradas na Secretaria, e assim, trazendo maior eficiência aos serviços prestados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto