dc.contributor.advisor | Dalcin Dionéia, Édio Polacinski | |
dc.creator | Machado Maria Eduarda Freitas | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T13:25:51Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T13:25:51Z | |
dc.date.issued | 2022-08-16 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32713 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2022. | por |
dc.description.abstract | Sometimes, the lack of assistance to those who use the public service can become a
challenge, when meeting the needs of the population. And with that, it becomes
necessary to use strategic tools to make the services provided more efficient and
thus, the population feel with their needs met. The place studied was the Secretariat
of Economic Development and Employment, located in the city of Palmeira das
Missões, a municipality in the northwest of the State of Rio Grande do Sul. The
present study aimed to develop a proposal for a set of strategic guidelines to make
the service of the Economic Development Department of Palmeira das Missões more
efficient. The research approach is considered qualitative, through an interview with
the manager responsible for it during the internship, with a descriptive study being
carried out with the intention of suggesting the main strategic tools that adapt to the
situation. From this, information was obtained regarding planning, which were the
biggest challenges encountered, which was identified as the organizational structural
failure in various sectors of the Secretariat and the ways in which it intends to make
the services provided more efficient, which according to the Secretary, is already
these changes are being carried out, based on several changes proposed by him,
including the change of the physical environment. Based on this information, some
actions were proposed for the Secretariat based on the methodology of the SWOT
Matrix, Matrix GUT and 5W1H. Finally, it was concluded that the tools, if used as
suggested throughout this research, can collaborate to solve these structural flaws
found in the Secretariat, and thus, bringing greater efficiency to the services
provided. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão da Qualidade. Plano de ação. Administração Pública. | por |
dc.title | Proposta de um conjunto de diretrizes estratégicas para tornar os serviços mais eficientes na secretaria de desenvolvimento econômico e empregos de Palmeira das Missões-RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Por vezes, a falta de assistência aos que utilizam do serviço público pode se tornar
um desafio, ao suprir as necessidades da população. E com isso se torna
necessário o uso de ferramentas estratégicas para tornar os serviços prestados mais
eficientes e assim, a população se sentir com suas necessidades supridas. O local
estudado foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empregos, localizada na
cidade de Palmeira das Missões, município do noroeste do Estado do Rio Grande do
Sul. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta de um
conjunto de diretrizes estratégicas para tornar o serviço da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico de Palmeira das Missões mais eficiente. A abordagem
da pesquisa é considerada qualitativa, por meio de uma entrevista realizada com o
gestor responsável pela mesma no decorrer do estágio, sendo realizado um estudo
descritivo com a intenção de sugerir as principais ferramentas estratégicas que se
adaptem a situação. A partir disso, se obteve informações referente ao
planejamento, quais os maiores desafios encontrados, que foi identificado como a
falha estrutural organizacional em vários setores da Secretaria e as formas de como
pretende tornar os serviços prestados mais eficientes, que segundo o Secretário, já
está sendo realizadas essas mudanças, a partir de várias mudanças propostas por
ele, inclusive a mudança de ambiente físico. A partir destes destas informações,
foram propostas algumas ações para a Secretaria com base na metodologia da
Matriz SWOT, Matriz GUT e 5W1H. Por fim, concluiu-se que as ferramentas se
utilizadas como sugeridas ao longo desta pesquisa, podem colaborar para a
resolução dessas falhas estruturais encontradas na Secretaria, e assim, trazendo
maior eficiência aos serviços prestados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |