Estudo sobre a retenção de clientes em uma empresa provedora de serviços em Palmeira das Missões - RS
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Data
2022-08-15Autor
Lopes Breenda Bueno da Silva
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Com o setor de serviços crescendo rapidamente ao longo dos anos, trazendo milhares de
empregos para as pessoas em diferentes áreas de atividade e a pandemia da Covid-19, o setor
de telecomunicações se tornou muito importante, pois na era da internet muitas empresas,
escolas e universidades precisaram fechar e trabalhar de casa. A elaboração deste trabalho
propôs definir a importância da retenção de clientes para uma empresa provedora de serviços
para uma boa gestão financeira e obtenção de resultados positivos. O método utilizado para o
desenvolvimento da pesquisa classifica-se como descritiva e com características de estudo de
caso, a sua abordagem classifica-se como qualitativa. O cenário do estudo foi a empresa
Globall Telecom, localizada no município de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul. A
coleta de dados ocorreu do mês de novembro de 2021 ao mês de maio de 2022. Para o
desenvolvimento da pesquisa foi feita uma análise dos cancelamentos que a empresa teve em
um período amostral de sete meses, baseando-se em relatórios que o sistema próprio da
empresa fornece e de planilhas realizadas pelos setores comercial e gerencial. Os dados da
pesquisa evidenciaram bons resultados da taxa de churn, sendo bem baixos em todo o período
estudado, mas o que se pode analisar foi que algumas filiais enfrentam problemas com os
altos números de cancelamentos resultando em baixos saldos de clientes que realmente estão
entrando na base delas. A partir desses resultados foi construído um plano de ação, visando
contribuir com a empresa com o objetivo de reduzir os cancelamentos, retendo clientes e
fidelizando-os.
Coleções
- TCC Administração - PM [161]
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