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dc.contributor.advisorFalcão, Carlos Eduardo Guex
dc.creatorDiettrich, Mathias Luis
dc.date.accessioned2024-08-13T17:44:04Z
dc.date.available2024-08-13T17:44:04Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.date.submitted2024
dc.identifier.citationDIETTRICH, M. L. Projeto de um propulsor a propelente sólido com impulso total máximo de 1300 N • s. 2024. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32731
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2024.por
dc.description.abstractThis work presents the development of a model for the design of a solid propellant thrus ter, aimed at devices with a maximum total impulse of 1300 N · s. The model integrates fundamental sizing theories and design recommendations, with an emphasis on safety and manufacturability. Implemented in Python, following object-oriented programming (OOP) principles, the model ensures modularity, code reuse, and ease of expansion. It includes critical analyses such as heat transfer, combustion chamber pressure, and structural sizing, reducing the need for external software. Although the code has not been made available, it generates all the necessary geometry from a few inputs, facilitating the application of opti mization algorithms. The results indicate good accuracy compared to experimental results and literature data. However, complete validation requires the fabrication of the motor. The work resulted in an effective model, prepared for future expansions and integrations with optimization algorithms. It is recommended to fabricate the designed motor for empirical validation and to explore more efficient geometries through future optimizations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPropulsorpor
dc.subjectPropelente sólidopor
dc.subjectProjeto de propulsor a propelente sólidopor
dc.subjectTransferência de calorpor
dc.subjectDimensionamento estruturalpor
dc.subjectRocket motoreng
dc.subjectSolid propellanteng
dc.subjectSolid propellant motor designeng
dc.subjectHeat transfereng
dc.subjectStructural sizingeng
dc.titleProjeto de um propulsor a propelente sólido com impulso total máximo de 1300 N • spor
dc.title.alternativeDesign of a solid propellant thruster with a maximum total impulse of 1300 N • seng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo para o projeto de um propulsor a propelente sólido, direcionado a dispositivos com impulso total máximo de 1300 N · s. O modelo integra teorias fundamentais de dimensionamento e recomendações de projeto, com ênfase na segurança e viabilidade de fabricação. Implementado em Python, seguindo os princípios da programação orientada a objetos (POO), o modelo garante modularidade, reutilização de código e facilidade de expansão. Inclui análises críticas, como transferên cia de calor, pressão na câmara de combustão e dimensionamento estrutural, reduzindo a necessidade de softwares externos. Embora o código não tenha sido disponibilizado, ele gera toda a geometria necessária a partir de poucas entradas, facilitando a aplicação de algoritmos de otimização. Os resultados indicam uma boa acurácia em comparação com resultados experimentais e dados da literatura. No entanto, a validação completa requer a fabricação do propulsor. O trabalho resultou em um modelo eficaz, preparado para futuras expansões e integrações com algoritmos de otimização. Recomenda-se a fabricação do propulsor projetado para validação empírica e a exploração de geometrias mais eficientes através de otimizações futuras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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