dc.contributor.advisor | Falcão, Carlos Eduardo Guex | |
dc.creator | Diettrich, Mathias Luis | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T17:44:04Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T17:44:04Z | |
dc.date.issued | 2024-07-18 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.citation | DIETTRICH, M. L. Projeto de um propulsor a propelente sólido com impulso total máximo de 1300 N • s. 2024. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32731 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | This work presents the development of a model for the design of a solid propellant thrus ter, aimed at devices with a maximum total impulse of 1300 N · s. The model integrates
fundamental sizing theories and design recommendations, with an emphasis on safety and
manufacturability. Implemented in Python, following object-oriented programming (OOP)
principles, the model ensures modularity, code reuse, and ease of expansion. It includes
critical analyses such as heat transfer, combustion chamber pressure, and structural sizing,
reducing the need for external software. Although the code has not been made available, it
generates all the necessary geometry from a few inputs, facilitating the application of opti mization algorithms. The results indicate good accuracy compared to experimental results
and literature data. However, complete validation requires the fabrication of the motor. The
work resulted in an effective model, prepared for future expansions and integrations with
optimization algorithms. It is recommended to fabricate the designed motor for empirical
validation and to explore more efficient geometries through future optimizations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Propulsor | por |
dc.subject | Propelente sólido | por |
dc.subject | Projeto de propulsor a propelente sólido | por |
dc.subject | Transferência de calor | por |
dc.subject | Dimensionamento estrutural | por |
dc.subject | Rocket motor | eng |
dc.subject | Solid propellant | eng |
dc.subject | Solid propellant motor design | eng |
dc.subject | Heat transfer | eng |
dc.subject | Structural sizing | eng |
dc.title | Projeto de um propulsor a propelente sólido com impulso total máximo de 1300 N • s | por |
dc.title.alternative | Design of a solid propellant thruster with a maximum total impulse of 1300 N • s | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo para o projeto de um propulsor
a propelente sólido, direcionado a dispositivos com impulso total máximo de 1300 N · s. O
modelo integra teorias fundamentais de dimensionamento e recomendações de projeto,
com ênfase na segurança e viabilidade de fabricação. Implementado em Python, seguindo
os princípios da programação orientada a objetos (POO), o modelo garante modularidade,
reutilização de código e facilidade de expansão. Inclui análises críticas, como transferên cia de calor, pressão na câmara de combustão e dimensionamento estrutural, reduzindo a
necessidade de softwares externos. Embora o código não tenha sido disponibilizado, ele
gera toda a geometria necessária a partir de poucas entradas, facilitando a aplicação de
algoritmos de otimização. Os resultados indicam uma boa acurácia em comparação com
resultados experimentais e dados da literatura. No entanto, a validação completa requer a
fabricação do propulsor. O trabalho resultou em um modelo eficaz, preparado para futuras
expansões e integrações com algoritmos de otimização. Recomenda-se a fabricação do
propulsor projetado para validação empírica e a exploração de geometrias mais eficientes
através de otimizações futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |