Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPagliarin, Karina Carlesso
dc.creatorOliveira, Dara da Silva
dc.creatorAlvaro, Isabel da Rosa
dc.date.accessioned2024-08-13T17:45:07Z
dc.date.available2024-08-13T17:45:07Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32735
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractPurpose: To evaluate the construct validity of the Virtual Speech Assessment Instrument. Methods: Twenty-two children of both sexes, aged 4 to 9 years and 3 months, enrolled in public schools in the state of Rio Grande do Sul, previously diagnosed with Speech Sound Disorder (SSD), participated in the study. The participants were evaluated using the Phonological Assessment Instrument - INFONO and the Virtual Speech Assessment Instrument, with common tasks applied to both instruments, word naming and word imitation. The data were analyzed using Pearson's correlation test. Results: The word naming task showed a significant correlation, ranging from substantial to almost perfect for simple onset and coda position phonemes (0.692-1.000), and from moderate to almost perfect for complex onset (0.430-1.000). In the word imitation task, the phonemes showed a correlation ranging from moderate to almost perfect (0.428-1.000). Conclusion: Satisfactory construct validity was obtained for the word naming and word imitation tasks of the Virtual Speech Assessment Instrument.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectFalapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectPsicometriapor
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectChildeng
dc.subjectPsychometryeng
dc.titleEvidências de validade de construto do instrumento virtual de avaliação da falapor
dc.title.alternativeEvidence of construction validity of the virtual speech assessment instrumenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoObjetivo: Buscar evidências de validade de construto para o Instrumento Virtual de Avaliação da Fala. Método: Participaram 22 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 4 a 9:3 anos, matriculados em escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul, com Transtorno dos Sons da Fala (TSF) previamente diagnosticados. Os participantes foram avaliados por meio do Instrumento de Avaliação Fonológica - INFONO e o Instrumento Virtual de Avaliação de Fala, sendo aplicadas as tarefas em comum aos instrumentos, nomeação e imitação de palavras. Os dados foram analisados por meio do teste de correlação de Pearson. Resultados: A tarefa de nomeação de palavra apresentou correlação significativa, variando de substancial a quase perfeita nos fonemas em Onset simples e Coda (0,692-1,000), e de moderado a quase perfeita no onset complexo (0,430 - 1,000). Na tarefa de imitação de palavras, os fonemas apresentaram correlação variando de moderada a quase perfeita (0,428-1,000). Conclusão: Obtenção de validade de construto satisfatória para as tarefas de nomeação e de imitação de palavras do Instrumento Virtual de Avaliação de Fala.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto