Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Geovana de Paula
dc.creatorMoura, Letícia Vianna de
dc.creatorSpagnolo, Natalia Borsatti
dc.date.accessioned2024-08-15T11:31:33Z
dc.date.available2024-08-15T11:31:33Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32767
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractIntroduction: Breastfeeding, in addition to the numerous known benefits, also contributes to the development of the structures that make up the stomatognathic system and the functions of breathing, swallowing, chewing and speech, as well as to the food introduction process. Purpose: To understand the training and practice of speech therapists who work in primary and secondary care in the Unified Health System (SUS) with breastfeeding and food introduction. Methods: Cross-sectional and descriptive study, using a quantitative approach. The target population were speech therapists from the municipalities covered by the 4th and 10th Regional Health Coordinations of Rio Grande do Sul, comprising 49 professionals. 13 speeches therapists participated in the study. The research was carried out through the analysis of data obtained from the application of an online questionnaire available on the Google Forms platform. Results: Although the participating speech therapists work in the area of Orofacial Motricity and Dysphagia, their performance in breastfeeding and in the introduction of complementary feeding is low and occurs in a uniprofessional way, most of the time in cases of breastfeeding and in the introduction of food. Conclusion: There are gaps in training and limited performance in breastfeeding and food introduction by primary and secondary care speech therapists of the SUS in the central-west region of Rio Grande do Sul. The need for continuing education for professionals within the scope of the SUS was identified as a fundamental strategy for promoting and protecting health.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAleitamento maternopor
dc.subjectAlimentação complementarpor
dc.subjectLactentepor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectAtitudes e práticas em saúdepor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectBreast feedingeng
dc.subjectInfant nutritional physiological phenomenaeng
dc.subjectInfanteng
dc.subjectHealth knowledgeeng
dc.subjectAttitudes and practiceeng
dc.subjectSpeech, language and hearing scienceseng
dc.titleConhecimento e atuação de fonoaudiólogos em aleitamento materno e introdução da alimentação complementarpor
dc.title.alternativeKnowledge and performance of speech therapists in breastfeeding and introduction of complementary foodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoIntrodução: O aleitamento materno, além dos inúmeros benefícios conhecidos ele também contribui para desenvolvimento das estruturas que compõem o sistema estomatognático e das funções de respiração, deglutição, mastigação e fala, bem como para o processo de introdução alimentar. Objetivo: Compreender a formação e a prática de fonoaudiólogos que atuam na atenção primária e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) com o aleitamento materno e a introdução alimentar. Métodos: Estudo de caráter transversal e descritivo, de abordagem quantitativa. A população alvo foram os fonoaudiólogos dos municípios de abrangência da 4ª e da 10ª Coordenadorias Regionais de Saúde do Rio Grande do Sul, contemplando 49 profissionais. Participaram do estudo 13 fonoaudiólogas. A pesquisa realizada por meio da análise de dados obtidos com a aplicação de um questionário online disponível na plataforma Formulários Google. Resultados: Embora as fonoaudiólogas participantes atuem na área de Motricidade Orofacial e Disfagia, sua atuação no aleitamento materno e na introdução da alimentação complementar é baixa e se dá de forma uniprofissional na maioria das vezes nos casos de aleitamento materno e na introdução alimentar. Conclusão: Há lacunas na formação e atuação limitada em aleitamento materno e introdução alimentar por fonoaudiólogos da atenção primária e secundária do SUS na região centro-oeste do Rio Grande do Sul. Identificou-se a necessidade de educação continuada para as profissionais, no âmbito do SUS, como estratégia fundamental para promoção e proteção da saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto