Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCharão, Andrea Schwertner
dc.creatorGarcia, Guilherme Moisés Rodrigues
dc.date.accessioned2024-08-15T11:53:30Z
dc.date.available2024-08-15T11:53:30Z
dc.date.issued2024-08-06
dc.date.submitted2024-08-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32786
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2024.por
dc.description.abstractHigher education courses in the field of Computing and Information Technologies have proven attractive to those seeking a degree. However, despite the high demand, this technology field faces challenges that often lead to student demotivation and dropout. In this context, actions aimed at motivating and valuing the efforts of students are crucial, not only for those graduating in the field but also for the market that relies heavily on these developing professionals. This work aims to contribute to the improvement of this scenario by building a platform to showcase and value practical projects developed by students in a specific institution. The platform allows for the visualization of tangible learning progress, potentially generating motivation for the continuous development of practical skills and fostering the exchange of ideas and collaboration among students in training. The platform development followed standard practices for separating responsibilities, with a back-end built in Laravel using Google Sheets for data persistence, and a front-end in Vue.js. The final evaluation was carried out through usability questionnaires and user feedback.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPortfólio de projetospor
dc.subjectPlataforma Webpor
dc.subjectEducação superior em computaçãopor
dc.subjectProject portfolioeng
dc.subjectWeb platformeng
dc.subjectHigher education in computingeng
dc.titlePlataforma web institucional para exposição e valorização de projetos desenvolvidos por estudantes em cursos superiores em computaçãopor
dc.title.alternativeInstitutional web platform for exhibition and appreciation of projects developed by students in higher education courses in computingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoCursos superiores na área de Computação e Tecnologias da Informação têm se mostrado atraentes para quem procura uma graduação. Porém, mesmo com a alta procura, esta área de tecnologia tem desafios que frequentemente levam a desmotivação e evasão de estudantes. Neste contexto, ações que busquem motivar e valorizar o esforço de discentes são muito importantes, não só para quem está se graduando na área, como também para o mercado que tanto depende destes profissionais em formação. O presente trabalho busca contribuir para a melhoria deste cenário, com a construção de uma plataforma para expor e valorizar projetos práticos desenvolvidos por estudantes da área, em uma instituição. A plataforma permite que se visualize o progresso tangível do aprendizado, possivelmente gerando motivação para o desenvolvimento contínuo de habilidades práticas e estimulando a troca de ideias e colaboração entre estudantes em formação. O desenvolvimento da plataforma seguiu práticas padrão de separação de responsabilidades, com um back-end feito em Laravel juntamente com a utilização do Google Sheets para a persistência de dados, e um front-end em Vue.js. A avaliação final foi realizada através de questionários de usabilidade e feedback dos usuários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto