Percepção dos responsáveis quanto ao desempenho comunicativo de crianças e adolescentes com perda auditiva e hábitos familiares durante a pandemia do Covid-19
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-26Autor
Pimentel, Gabriela Rodrigues
Boeira, Monique Kettermann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: Dentre as medidas de proteção, o distanciamento social foi crucial para
a contenção do Coronavírus. Tal medida teve impacto nos atendimentos
fonoaudiológicos de crianças/adolescentes com perda auditiva, assim como os
hábitos familiares. Objetivo: Verificar os hábitos familiares relacionados à
estimulação da comunicação e a percepção dos pais/responsáveis sobre o
desempenho comunicativo de crianças/adolescentes com perda auditiva e usuárias
de próteses auditivas atendidas no setor de reabilitação auditiva de uma instituição
pública, no período de suspensão dos atendimentos fonoaudiológicos, durante a
pandemia do COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa contemporânea,
observacional, quantitativa e transversal. Foi aplicado um questionário aos
responsáveis de crianças e adolescentes com perda auditiva e usuárias de próteses
auditivas, inseridas na terapia fonoaudiológica, contendo questões relacionadas à
hábitos de estimulação, acesso às telas e percepção do desempenho comunicativo.
Resultados: A maioria dos pais/responsáveis mantiveram hábitos de estimulação
das habilidades comunicativas no período de suspensão dos atendimentos
fonoaudiológicos. Além disso, os pais relataram maior exposição às telas,
percepção de maior dificuldade de comunicação e esforço auditivo durante esse
período. Ainda, não houve associação entre os hábitos de estimulação das
habilidades comunicativas e a percepção do desempenho comunicativo.
Conclusão: Foi possível verificar que a maioria dos pais/responsáveis mantiveram
hábitos de estimulação das habilidades comunicativas durante o período de
suspensão dos atendimentos fonoaudiológicos, além do aumento do tempo de
acesso às telas e maior esforço auditivo. Entretanto, não houve alteração das
variáveis com a percepção do desempenho comunicativo de seus filhos.
Coleções
- TCC Fonoaudiologia [25]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: