O material didático como facilitador do processo inclusivo e formativo dos estudantes com transtornos de aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica
Data
2024-02-23Primeiro coorientador
Santos, Leila Maria Araújo
Primeiro membro da banca
Zamberlan, Adriana
Segundo membro da banca
Corrêa, Juliane Riboli
Terceiro membro da banca
Schmidt, Magda
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre os Transtornos de Aprendizagem
encontrados no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ela foi
desenvolvida junto ao curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica
da Universidade Federal de Santa Maria. Entende-se como Transtornos de
Aprendizagem a dificuldade de reter, adquirir, ou usar habilidades e informações.
Resulta nos déficits de atenção, memória e raciocínio, consequentemente afetando
o desempenho escolar. Esta disfunção interfere na forma como a informação chega
e é processada no cérebro, altera, mas não impede o aprendizado desde que sejam
utilizados métodos de ensino apropriados. O objetivo desta pesquisa é elaborar
material didático para o apoio das práticas de ensino dos professores, facilitando o
processo inclusivo e formativo dos alunos com transtorno de aprendizagem no
contexto da EPT. A pesquisa de cunho qualitativo parte da estratégia de pesquisa
científica de um estudo de caso. A qual utilizou análise documental, bibliográfica e
questionários abertos aplicados aos servidores do Instituto Federal Farroupilha,
campus Júlio de Castilhos, em que buscou entender o contexto destes alunos na
EPT sob a ótica dos professores envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. A
revisão bibliográfica foi realizada para a construção de pressupostos teóricos, com
base em Worthington (2003), Gianetti (1998), Oliveira (2009) entre outros
pesquisadores da área. Com a realização deste estudo, foi possível apresentar
abordagens diferenciadas e inovadoras que possibilitam maior interação entre os
alunos, conteúdos e professores, como suporte pedagógico para os docentes que
desejam diversificar sua práxis pedagógica.
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