Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiritz, Luciane Dittgen
dc.creatorAntunes, Ariani dos Santos
dc.date.accessioned2024-08-20T12:15:50Z
dc.date.available2024-08-20T12:15:50Z
dc.date.issued2021-08-18
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32837
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021.por
dc.description.abstractThe present work is a qualitative research, with the objective of elaborating and understanding the importance of Strategic Planning in Ponto Útil, a family microenterprise located in the municipality of Lajeado do Bugre/RS. A bibliographical research was carried out, from which it was possible to approach concepts of renowned authors on the subject. The study was designed through meetings with the company's managers, where the author collected the information. Business, mission, vision were defined and the organization's values were declared. Through the SWOT Analysis, the opportunities and threats of the company's external environment were found, and the strengths and weaknesses of the internal environment, based on this, the action plan was prepared, using the 5W2H tool, from which the control and evaluation, which will be carried out by the managers, and it is expected that they maintain their commitment to monitoring and executing the plan. Thus, it was possible to identify important points in the company, such as excellent infrastructure, offering efficient and fast delivery, assembly and assistance services, in addition to a strong reputation in the regional market, despite this, points that require special attention were identified, such as difficulty in dividing collaborators, controlling and dividing stocks and conquering the young public. In general, this study was able to assimilate the importance of implementing Strategic Planning in companies, as it allows them a sense of direction, allows them to structure actions, assists in assertive decision-making and directs the company towards achieving its results and achieving its goals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamento Estratégicopor
dc.subjectEmpresa Familiarpor
dc.subjectFerramentas Estratégicaspor
dc.titleProposta de planejamento estratégico para uma microempresa familiar gaúchapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa de caráter qualitativo, com o objetivo de elaborar e entender a importância do Planejamento Estratégico na empresa Ponto Útil, uma microempresa familiar, situada no município de Lajeado do Bugre/RS. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, da qual foi possível abordar conceitos de renomados autores sobre o tema. O estudo foi idealizado por meio de reuniões com os gestores da empresa, onde a autora colheu as informações. Definiram-se negócio, missão, visão e fez-se a declaração dos valores da organização. Por meio da Análise SWOT, constatou-se as oportunidades e ameaças do ambiente externo da empresa, e as forças e fraquezas do ambiente interno, com base nisso foi elaborado o plano de ação, utilizando a ferramenta 5W2H, a partir deste, foi definido o controle e avaliação, que será feito pelos gestores, e espera-se que esses mantenham o comprometimento no acompanhamento e execução do plano. Assim, foi possível identificar pontos importantes na empresa, como excelente infraestrutura, oferecimento de serviços de entrega, montagem e assistência eficientes e rápidos, além de uma reputação forte no mercado regional, apesar disso, foram identificados os pontos que demandam atenção especial, como a dificuldade em setorizar colaboradores, controlar e setorizar estoque e a conquista do público jovem. De forma geral, este estudo conseguiu assimilar a importância da implementação do Planejamento Estratégico nas empresas, pois possibilita a estas um senso de direção, permite estruturar ações, auxilia na tomada de decisão assertiva e encaminha a empresa no rumo para obter seus resultados e alcançar seus objetivos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto