dc.contributor.advisor | Miritz, Luciane Dittgen | |
dc.creator | Antunes, Ariani dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T12:15:50Z | |
dc.date.available | 2024-08-20T12:15:50Z | |
dc.date.issued | 2021-08-18 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32837 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021. | por |
dc.description.abstract | The present work is a qualitative research, with the objective of elaborating and
understanding the importance of Strategic Planning in Ponto Útil, a family
microenterprise located in the municipality of Lajeado do Bugre/RS. A bibliographical
research was carried out, from which it was possible to approach concepts of
renowned authors on the subject. The study was designed through meetings with the
company's managers, where the author collected the information. Business, mission,
vision were defined and the organization's values were declared. Through the SWOT
Analysis, the opportunities and threats of the company's external environment were
found, and the strengths and weaknesses of the internal environment, based on this,
the action plan was prepared, using the 5W2H tool, from which the control and
evaluation, which will be carried out by the managers, and it is expected that they
maintain their commitment to monitoring and executing the plan. Thus, it was
possible to identify important points in the company, such as excellent infrastructure,
offering efficient and fast delivery, assembly and assistance services, in addition to a
strong reputation in the regional market, despite this, points that require special
attention were identified, such as difficulty in dividing collaborators, controlling and
dividing stocks and conquering the young public. In general, this study was able to
assimilate the importance of implementing Strategic Planning in companies, as it
allows them a sense of direction, allows them to structure actions, assists in assertive
decision-making and directs the company towards achieving its results and achieving
its goals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Planejamento Estratégico | por |
dc.subject | Empresa Familiar | por |
dc.subject | Ferramentas Estratégicas | por |
dc.title | Proposta de planejamento estratégico para uma microempresa familiar gaúcha | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma pesquisa de caráter qualitativo, com o objetivo de
elaborar e entender a importância do Planejamento Estratégico na empresa Ponto
Útil, uma microempresa familiar, situada no município de Lajeado do Bugre/RS. Foi
realizada uma pesquisa bibliográfica, da qual foi possível abordar conceitos de
renomados autores sobre o tema. O estudo foi idealizado por meio de reuniões com
os gestores da empresa, onde a autora colheu as informações. Definiram-se
negócio, missão, visão e fez-se a declaração dos valores da organização. Por meio
da Análise SWOT, constatou-se as oportunidades e ameaças do ambiente externo
da empresa, e as forças e fraquezas do ambiente interno, com base nisso foi
elaborado o plano de ação, utilizando a ferramenta 5W2H, a partir deste, foi definido
o controle e avaliação, que será feito pelos gestores, e espera-se que esses
mantenham o comprometimento no acompanhamento e execução do plano. Assim,
foi
possível identificar pontos importantes na empresa, como excelente
infraestrutura, oferecimento de serviços de entrega, montagem e assistência
eficientes e rápidos, além de uma reputação forte no mercado regional, apesar
disso, foram identificados os pontos que demandam atenção especial, como a
dificuldade em setorizar colaboradores, controlar e setorizar estoque e a conquista
do público jovem. De forma geral, este estudo conseguiu assimilar a importância da
implementação do Planejamento Estratégico nas empresas, pois possibilita a estas
um senso de direção, permite estruturar ações, auxilia na tomada de decisão
assertiva e encaminha a empresa no rumo para obter seus resultados e alcançar
seus objetivos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |