dc.contributor.advisor | Pinto, Nelson Guilherme Machado | |
dc.creator | Beló, Alexsander | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T12:26:14Z | |
dc.date.available | 2024-08-20T12:26:14Z | |
dc.date.issued | 2021-08-16 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32840 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021. | por |
dc.description.abstract | arising from the COVID-19 pandemic and that the Brazilian economy would be affected as a
result of this crisis, and the pre-crisis levels were also not satisfactory since 2015. Based on
this new scenario presented, there is a need for good financial management, so that companies
can remain solvent during the pandemic, as it aims to ensure a better and more efficient
management of resources. Sales are the flagship of any company and, due to the vast impact
caused by the coronavirus on society and also on companies, it is necessary to analyze how
different sectors behaved, especially agribusiness. This is because this sector remained fully
operational during the pandemic because its operation was essential. Nevertheless, within this
sector many elements may have changed. Therefore, this study sought to assess the
consequences brought by the crisis of the new coronavirus in a company that trades
agricultural machinery and parts. The research approach was both qualitative and quantitative.
An observational analysis of the company was carried out, highlighting the organizational
changes that occurred as a result of the pandemic, the main changes were the adoption of
cleaning and distancing procedures to avoid contagion and delays in the delivery of products
by suppliers. Then, a financial analysis raised relevant points of the company's financial
health based on its sales and accounting statements, where satisfactory rates and revenue
growth were observed. Lastly, some suggestions were raised for the company through the
5W2H methodology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Administração financeira | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Vendas | por |
dc.subject | Financial management | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | Sales | eng |
dc.title | Finanças e vendas em tempos de pandemia da Covid-19: o caso de uma concessionária de máquinas agrícolas gaúcha | por |
dc.title.alternative | Finance and sales in Covid-19 pandemic times: the case of a gaucha agricultural machinery dealer | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | O ano de 2020 surpreendeu a todos trazendo à tona uma crise, tanto sanitária quanto
econômica, oriunda da pandemia da COVID-19 e que a economia brasileira seria afetada em
decorrência dessa crise, além de que, os níveis pré-crises também não eram satisfatórios desde
2015. A partir deste novo cenário apresentado, vê-se a necessidade de uma boa administração
financeira, para que assim as empresas possam se manter solventes durante a pandemia, pois
ela objetiva garantir uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos. As vendas são o carro
chefe de toda e qualquer empresa e, devido o vasto impacto causado pelo coronavírus na
sociedade e também nas empresas, necessita-se analisar como se comportaram diferentes
setores, em especial o agronegócio. Isso porque esse setor se manteve em pleno
funcionamento durante a pandemia por sua operação ser essencial. Apesar disso, dentro deste
setor muitos elementos podem ter mudado. Diante disso, este estudo buscou avaliar as
consequências trazidas pela crise do novo coronavírus em uma empresa de comercialização
de máquinas e peças agrícolas. A abordagem da pesquisa se deu tanto qualitativa quando
quantitativa. Foi realizada uma análise observacional da empresa na qual foram destacadas as
mudanças organizacionais que ocorreram em virtude da pandemia, as principais mudanças
foram a adoção de procedimentos de higienização e distanciamento para evitar o contágio e o
atraso nas entregas dos produtos por parte dos fornecedores. Em seguida, uma análise
financeira levantou pontos relevantes da saúde financeira da empresa com base no seu
faturamento e demonstrativos contábeis, onde foram observados índices satisfatórios e
crescimento nas receitas. Por fim, foram levantadas algumas sugestões para a empresa por
meio da metodologia 5W2H. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |