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dc.contributor.advisorPinto, Nelson Guilherme Machado
dc.creatorBeló, Alexsander
dc.date.accessioned2024-08-20T12:26:14Z
dc.date.available2024-08-20T12:26:14Z
dc.date.issued2021-08-16
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32840
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021.por
dc.description.abstractarising from the COVID-19 pandemic and that the Brazilian economy would be affected as a result of this crisis, and the pre-crisis levels were also not satisfactory since 2015. Based on this new scenario presented, there is a need for good financial management, so that companies can remain solvent during the pandemic, as it aims to ensure a better and more efficient management of resources. Sales are the flagship of any company and, due to the vast impact caused by the coronavirus on society and also on companies, it is necessary to analyze how different sectors behaved, especially agribusiness. This is because this sector remained fully operational during the pandemic because its operation was essential. Nevertheless, within this sector many elements may have changed. Therefore, this study sought to assess the consequences brought by the crisis of the new coronavirus in a company that trades agricultural machinery and parts. The research approach was both qualitative and quantitative. An observational analysis of the company was carried out, highlighting the organizational changes that occurred as a result of the pandemic, the main changes were the adoption of cleaning and distancing procedures to avoid contagion and delays in the delivery of products by suppliers. Then, a financial analysis raised relevant points of the company's financial health based on its sales and accounting statements, where satisfactory rates and revenue growth were observed. Lastly, some suggestions were raised for the company through the 5W2H methodology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdministração financeirapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectVendaspor
dc.subjectFinancial managementeng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectSaleseng
dc.titleFinanças e vendas em tempos de pandemia da Covid-19: o caso de uma concessionária de máquinas agrícolas gaúchapor
dc.title.alternativeFinance and sales in Covid-19 pandemic times: the case of a gaucha agricultural machinery dealereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoO ano de 2020 surpreendeu a todos trazendo à tona uma crise, tanto sanitária quanto econômica, oriunda da pandemia da COVID-19 e que a economia brasileira seria afetada em decorrência dessa crise, além de que, os níveis pré-crises também não eram satisfatórios desde 2015. A partir deste novo cenário apresentado, vê-se a necessidade de uma boa administração financeira, para que assim as empresas possam se manter solventes durante a pandemia, pois ela objetiva garantir uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos. As vendas são o carro chefe de toda e qualquer empresa e, devido o vasto impacto causado pelo coronavírus na sociedade e também nas empresas, necessita-se analisar como se comportaram diferentes setores, em especial o agronegócio. Isso porque esse setor se manteve em pleno funcionamento durante a pandemia por sua operação ser essencial. Apesar disso, dentro deste setor muitos elementos podem ter mudado. Diante disso, este estudo buscou avaliar as consequências trazidas pela crise do novo coronavírus em uma empresa de comercialização de máquinas e peças agrícolas. A abordagem da pesquisa se deu tanto qualitativa quando quantitativa. Foi realizada uma análise observacional da empresa na qual foram destacadas as mudanças organizacionais que ocorreram em virtude da pandemia, as principais mudanças foram a adoção de procedimentos de higienização e distanciamento para evitar o contágio e o atraso nas entregas dos produtos por parte dos fornecedores. Em seguida, uma análise financeira levantou pontos relevantes da saúde financeira da empresa com base no seu faturamento e demonstrativos contábeis, onde foram observados índices satisfatórios e crescimento nas receitas. Por fim, foram levantadas algumas sugestões para a empresa por meio da metodologia 5W2H.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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