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dc.creatorRoveda, Gabriele Maidano
dc.date.accessioned2024-08-20T14:19:08Z
dc.date.available2024-08-20T14:19:08Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32847
dc.description.abstractThe theme of teacher education has gained prominence in research and discussions within the Brazilian academic context. However, there are gaps that need to be addressed in Continuing Education (CE) to enhance the preparation of these professionals. It is worth noting that teacher CE is recurrent due to the fragility of Initial Education (IE), which poses challenges for teachers in their daily school routines. In this sense, it is necessary for teachers to be active participants in CE, collaboratively addressing their issues. This study is a master’s dissertation from the Graduate Program in Movement Sciences and Rehabilitation at the Federal University of Santa Maria. It focuses on the Pedagogical Residency Program (PRP) as a collaborative continuing education (CE) involving in-service Physical Education teachers and their pedagogical work. The objective is to verify the perception of Basic Education teachers about the effects of participating in a collaborative CE, based on the PRP of UFSM, on their pedagogical practices. The study was conducted using a qualitative approach anchored in narrative research, utilizing questionnaires to get to know the 2 research collaborators and semi-structured interviews as a tool to record the narratives of the mentor teachers. From these narratives, it was possible to identify that the collaborators understand the PRP as a space for collaborative CE, although greater proximity and collaboration from the guiding teacher are necessary. Despite the issues raised by the teachers, the analysis was organized around three “effects” that appear in the collected data: having had the opportunity to study and reflect on the school’s PPP, the collaborative construction of planning with the residents, and the valuable exchange of experiences with other mentors and residents. These effects highlight the positive impact of the PRP in promoting a more reflective and collaborative approach in teaching practice, emphasizing the importance of such programs in CE. Additionally, the collaborators reported that the program contributed to their pedagogical work. However, more studies are needed that interconnect the themes, that research with all those involved in the program (guiding teacher, mentors, and residents), and that can also count on more collaborators, in order to obtain a larger set of analyzed data.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma residência pedagógicapor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação continuada colaborativapor
dc.subjectPedagogical residency programeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectCollaborative continuing educationeng
dc.titleOs efeitos do programa residência pedagógica no trabalho de professores de Educação Físicapor
dc.title.alternativeThe implications of the pedagogical residency program for the work of Physical Education teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA temática da formação de professores tem ganhado destaque nas pesquisas e debates no cenário acadêmico brasileiro. No entanto, existem lacunas que precisam ser abordadas em uma Formação Continuada (FC) para aprimorar a preparação desses profissionais. Vale ressaltar que a FC de professores é recorrente devido à fragilidade da Formação Inicial (FI), o que acarreta desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. Nesse sentido, é necessário que os professores sejam protagonistas dessa FC, resolvendo de forma colaborativa suas problemáticas. Para tanto, este estudo é uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria e versa sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma FC colaborativa envolvendo professores de Educação Física em serviço e seu trabalho pedagógico. O objetivo é verificar a percepção de professores da Educação Básica sobre os efeitos da participação em uma FC colaborativa, a partir do PRP da UFSM, em suas atuações pedagógicas. O estudo foi operacionalizado por meio de uma abordagem qualitativa ancorada na pesquisa narrativa, utilizando questionários para conhecer os 2 colaboradores da pesquisa e entrevistas semiestruturadas como ferramenta de registro das narrativas dos professores preceptores. A partir dessas narrativas, foi possível identificar que os colaboradores entendem o PRP como um espaço de FC colaborativa, embora seja necessária uma maior aproximação e colaboração por parte do docente orientador. Apesar das problemáticas levantadas pelos docentes foi organizada a análise em torno dos três “efeitos” que aparecem nos dados levantados: ter tido a oportunidade de estudar e refletir o PPP da escola, a construção colaborativa do planejamento com os residentes, e a valiosa troca de experiências com outros preceptores e residentes. Esses efeitos destacam o impacto positivo do PRP em promover uma abordagem mais reflexiva e colaborativa na prática docente, evidenciando a importância de tais programas na FC. Além disso, os colaboradores relataram que o programa contribuiu para o seu trabalho pedagógico. No entanto, ainda são necessários mais estudos que interliguem os temas, que pesquisem com todos os envolvidos no programa (Docente orientador, preceptores e residentes) e que também possam contar com mais colaboradores, a fim de obter um conjunto maior de dados analisados.por
dc.contributor.advisor1Sawitzki, Rosalvo Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185565372906256por
dc.contributor.referee1Costa, Leandra Costa da
dc.contributor.referee2Borges, Robson Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2187642486053334por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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