dc.creator | Roveda, Gabriele Maidano | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:19:08Z | |
dc.date.available | 2024-08-20T14:19:08Z | |
dc.date.issued | 2024-07-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32847 | |
dc.description.abstract | The theme of teacher education has gained prominence in research and discussions within the
Brazilian academic context. However, there are gaps that need to be addressed in Continuing
Education (CE) to enhance the preparation of these professionals. It is worth noting that
teacher CE is recurrent due to the fragility of Initial Education (IE), which poses challenges
for teachers in their daily school routines. In this sense, it is necessary for teachers to be active
participants in CE, collaboratively addressing their issues. This study is a master’s dissertation
from the Graduate Program in Movement Sciences and Rehabilitation at the Federal
University of Santa Maria. It focuses on the Pedagogical Residency Program (PRP) as a
collaborative continuing education (CE) involving in-service Physical Education teachers and
their pedagogical work. The objective is to verify the perception of Basic Education teachers
about the effects of participating in a collaborative CE, based on the PRP of UFSM, on their
pedagogical practices. The study was conducted using a qualitative approach anchored in
narrative research, utilizing questionnaires to get to know the 2 research collaborators and
semi-structured interviews as a tool to record the narratives of the mentor teachers. From
these narratives, it was possible to identify that the collaborators understand the PRP as a
space for collaborative CE, although greater proximity and collaboration from the guiding
teacher are necessary. Despite the issues raised by the teachers, the analysis was organized
around three “effects” that appear in the collected data: having had the opportunity to study
and reflect on the school’s PPP, the collaborative construction of planning with the residents,
and the valuable exchange of experiences with other mentors and residents. These effects
highlight the positive impact of the PRP in promoting a more reflective and collaborative
approach in teaching practice, emphasizing the importance of such programs in CE.
Additionally, the collaborators reported that the program contributed to their pedagogical
work. However, more studies are needed that interconnect the themes, that research with all
those involved in the program (guiding teacher, mentors, and residents), and that can also
count on more collaborators, in order to obtain a larger set of analyzed data. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa residência pedagógica | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação continuada colaborativa | por |
dc.subject | Pedagogical residency program | eng |
dc.subject | Pedagogical work | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Collaborative continuing education | eng |
dc.title | Os efeitos do programa residência pedagógica no trabalho de professores de Educação Física | por |
dc.title.alternative | The implications of the pedagogical residency program for the work of Physical Education teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A temática da formação de professores tem ganhado destaque nas pesquisas e debates no
cenário acadêmico brasileiro. No entanto, existem lacunas que precisam ser abordadas em
uma Formação Continuada (FC) para aprimorar a preparação desses profissionais. Vale
ressaltar que a FC de professores é recorrente devido à fragilidade da Formação Inicial (FI), o
que acarreta desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. Nesse sentido, é
necessário que os professores sejam protagonistas dessa FC, resolvendo de forma colaborativa
suas problemáticas. Para tanto, este estudo é uma dissertação de mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa
Maria e versa sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma FC colaborativa
envolvendo professores de Educação Física em serviço e seu trabalho pedagógico. O objetivo
é verificar a percepção de professores da Educação Básica sobre os efeitos da participação em
uma FC colaborativa, a partir do PRP da UFSM, em suas atuações pedagógicas. O estudo foi
operacionalizado por meio de uma abordagem qualitativa ancorada na pesquisa narrativa,
utilizando questionários para conhecer os 2 colaboradores da pesquisa e entrevistas
semiestruturadas como ferramenta de registro das narrativas dos professores preceptores. A
partir dessas narrativas, foi possível identificar que os colaboradores entendem o PRP como
um espaço de FC colaborativa, embora seja necessária uma maior aproximação e colaboração
por parte do docente orientador. Apesar das problemáticas levantadas pelos docentes foi
organizada a análise em torno dos três “efeitos” que aparecem nos dados levantados: ter tido a
oportunidade de estudar e refletir o PPP da escola, a construção colaborativa do planejamento
com os residentes, e a valiosa troca de experiências com outros preceptores e residentes. Esses
efeitos destacam o impacto positivo do PRP em promover uma abordagem mais reflexiva e
colaborativa na prática docente, evidenciando a importância de tais programas na FC. Além
disso, os colaboradores relataram que o programa contribuiu para o seu trabalho pedagógico.
No entanto, ainda são necessários mais estudos que interliguem os temas, que pesquisem com
todos os envolvidos no programa (Docente orientador, preceptores e residentes) e que também
possam contar com mais colaboradores, a fim de obter um conjunto maior de dados
analisados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sawitzki, Rosalvo Luis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0185565372906256 | por |
dc.contributor.referee1 | Costa, Leandra Costa da | |
dc.contributor.referee2 | Borges, Robson Machado | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2187642486053334 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |