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dc.contributor.advisorSilveira, José Renato Ferraz da
dc.creatorRibeiro, Victor Matheus Portela
dc.date.accessioned2024-08-23T14:11:30Z
dc.date.available2024-08-23T14:11:30Z
dc.date.issued2024-08-16
dc.date.submitted2024
dc.identifier.citationRIBEIRO, V. M. P. Da academia ao trabalho: análise do perfil e da inserção profissional dos egressos de Relações Internacionais da UFSM. 2024. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32895
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2024por
dc.description.abstractThis study investigates the impact of the academic training provided by the International Relations program at the Federal University of Santa Maria (UFSM) on the professional trajectory of its graduates. The research is situated within the context of global and national changes in higher education, seeking to answer how detailed knowledge of graduates' profiles and their evaluations of the education received can contribute to the improvement of Course Pedagogical Projects (PPC) and the program's alignment with labor market demands. The justification for this research lies in the need to provide data for the continuous enhancement of the course, guiding curricular adjustments and pedagogical strategies. The study utilizes concepts of professional insertion and curricular adequacy to analyze the relevance of the education received by graduates. The methodology adopts a quantitative approach, applying a questionnaire to 53 graduates who completed their studies between 2017 and 2022. The sample collected is a non-probabilistic convenience sample, using the most available individuals from the population who responded to the research invitation. The main results indicate that, although the education received is considered relevant, there is a need for improvements in areas such as mandatory internships and practical teaching activities. This research contributes to understanding how academic training can be adjusted to better meet labor market demands and student expectations, providing data for continuous enhancements in the International Relations program at UFSM.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações Internacionaispor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectInserção profissionalpor
dc.subjectProjeto pedagógico do curso (PPC)por
dc.subjectFormação acadêmicapor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectInternational Relationseng
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectProfessional insertioneng
dc.subjectCourse pedagogical project (PPC)eng
dc.subjectAcademic trainingeng
dc.subjectLabor marketeng
dc.titleDa academia ao trabalho: análise do perfil e da inserção profissional dos egressos de Relações Internacionais da UFSMpor
dc.title.alternativeFrom academia to the workforce: analysis of the profile and professional insertion of International Relations graduates from UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Internacionaispor
dc.description.resumoEste estudo investiga o impacto da formação acadêmica oferecida pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na trajetória profissional de seus egressos. A pesquisa se insere no contexto das mudanças globais e nacionais na educação superior, buscando responder como o conhecimento detalhado do perfil dos egressos e suas avaliações sobre a formação recebida podem contribuir para o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A justificativa da pesquisa está na necessidade de fornecer subsídios para a melhoria contínua do curso, orientando ajustes curriculares e estratégias pedagógicas. O estudo utiliza conceitos de inserção profissional e adequação curricular para analisar a relevância da formação recebida pelos egressos. A metodologia adota uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 53 egressos que concluíram sua graduação entre os anos de 2017 e 2022. A amostra coletada é uma amostra não-probabilística por conveniência, utilizando indivíduos mais disponíveis da população que atenderam ao convite da pesquisa. Os principais resultados indicam que, embora a formação recebida seja considerada relevante, há necessidade de melhorias em áreas como estágios obrigatórios e atividades práticas. A pesquisa contribui para o entendimento de como a formação acadêmica pode ser ajustada para melhor atender às demandas do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes, oferecendo subsídios para aprimoramentos contínuos no curso de Relações Internacionais da UFSM.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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