dc.contributor.advisor | Silveira, José Renato Ferraz da | |
dc.creator | Ribeiro, Victor Matheus Portela | |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T14:11:30Z | |
dc.date.available | 2024-08-23T14:11:30Z | |
dc.date.issued | 2024-08-16 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, V. M. P. Da academia ao trabalho: análise do perfil e da inserção profissional dos egressos de Relações Internacionais da UFSM. 2024. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32895 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2024 | por |
dc.description.abstract | This study investigates the impact of the academic training provided by the International
Relations program at the Federal University of Santa Maria (UFSM) on the professional
trajectory of its graduates. The research is situated within the context of global and national
changes in higher education, seeking to answer how detailed knowledge of graduates'
profiles and their evaluations of the education received can contribute to the improvement
of Course Pedagogical Projects (PPC) and the program's alignment with labor market
demands. The justification for this research lies in the need to provide data for the
continuous enhancement of the course, guiding curricular adjustments and pedagogical
strategies. The study utilizes concepts of professional insertion and curricular adequacy to
analyze the relevance of the education received by graduates. The methodology adopts a
quantitative approach, applying a questionnaire to 53 graduates who completed their
studies between 2017 and 2022. The sample collected is a non-probabilistic convenience
sample, using the most available individuals from the population who responded to the
research invitation. The main results indicate that, although the education received is
considered relevant, there is a need for improvements in areas such as mandatory
internships and practical teaching activities. This research contributes to understanding
how academic training can be adjusted to better meet labor market demands and student
expectations, providing data for continuous enhancements in the International Relations
program at UFSM. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relações Internacionais | por |
dc.subject | Egressos | por |
dc.subject | Inserção profissional | por |
dc.subject | Projeto pedagógico do curso (PPC) | por |
dc.subject | Formação acadêmica | por |
dc.subject | Mercado de trabalho | por |
dc.subject | International Relations | eng |
dc.subject | Graduates | eng |
dc.subject | Professional insertion | eng |
dc.subject | Course pedagogical project (PPC) | eng |
dc.subject | Academic training | eng |
dc.subject | Labor market | eng |
dc.title | Da academia ao trabalho: análise do perfil e da inserção profissional dos egressos de Relações Internacionais da UFSM | por |
dc.title.alternative | From academia to the workforce: analysis of the profile and professional insertion of International Relations graduates from UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | por |
dc.description.resumo | Este estudo investiga o impacto da formação acadêmica oferecida pelo curso de Relações
Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na trajetória profissional
de seus egressos. A pesquisa se insere no contexto das mudanças globais e nacionais
na educação superior, buscando responder como o conhecimento detalhado do perfil dos
egressos e suas avaliações sobre a formação recebida podem contribuir para o
aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A justificativa da pesquisa está
na necessidade de fornecer subsídios para a melhoria contínua do curso, orientando
ajustes curriculares e estratégias pedagógicas. O estudo utiliza conceitos de inserção
profissional e adequação curricular para analisar a relevância da formação recebida pelos
egressos. A metodologia adota uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a
53 egressos que concluíram sua graduação entre os anos de 2017 e 2022. A amostra
coletada é uma amostra não-probabilística por conveniência, utilizando indivíduos mais
disponíveis da população que atenderam ao convite da pesquisa. Os principais resultados
indicam que, embora a formação recebida seja considerada relevante, há necessidade de
melhorias em áreas como estágios obrigatórios e atividades práticas. A pesquisa contribui
para o entendimento de como a formação acadêmica pode ser ajustada para melhor
atender às demandas do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes,
oferecendo subsídios para aprimoramentos contínuos no curso de Relações
Internacionais da UFSM. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |