dc.contributor.advisor | Santos, Thaís Aquino dos | |
dc.creator | Gomes, Matheus Willian | |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T15:51:29Z | |
dc.date.available | 2024-09-12T15:51:29Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/33026 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Noise pollution is an increasingly evident problem in the urban environment, however it is not
seen as a priority. Most of this noise comes from transport systems, and therefore in this case
report an analysis was carried out of the sound pressure level originated by the passage of freight
locomotives in a densely urbanized area of Curitiba-PR. The study site is part of the Rio Branco
do Sul railway branch, which is operated by Rumo Logística. Measurements of noise originated
by the passage of railway trains and the activation of locomotive horns were carried out based
on the methodologies of ABNT NBR 16425-4:2020 and ABNT NBR 16447:2016, respectively.
The sound pressure level originated by the passage of railway trains reached 86.39 dB,
generating representative daytime and nighttime noises in the study region of 65.78 and 67.02
dB, respectively. However, the average energetic sound pressure levels resulted by the horn
activation reached 108.08 dB, which represents a sound pressure in N/m² 12 times bigger than
that produced only by the passage. In addition, computer simulations were carried out for the
external prediction of measured noise, in order to compare the results obtained with the bands
foreseen in the city's master plan, the performance regulations for residential buildings and the
railway noise requirements. When considering only the noise caused by the passage of trains,
the maps showed sound pressure levels below the region's daytime residual noise (60.08 dB)
from a range of 100 meters on each side of the railroad. However, when considering the noise
of the horn with the passage, the maps showed sound pressure levels up to 70 dB in a radius up
to 500 meters from the point where the horn was activated, reaching more than 90 dB on facades
of residential buildings bordering the trail. Therefore, the noise arising from the activation of
the horn is notably the biggest sound source when locomotives pass through this section. The
most effective control measures consider stop the horn, however, this requires road
infrastructure works to channel railway traffic to an exclusive route, due to the fact that it is
mandatory to activate the horn before at-grade road-rail crossings. The noise coming from
locomotive horns in the city of Curitiba has been studied for decades, and it is clear that nothing
has been done to mitigate the damage to the health of the population living around the rail. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ruído Gerado por Transportes | por |
dc.subject | Sistema de Transporte Ferroviário | por |
dc.subject | Predição de Ruído | por |
dc.subject | Medidas de Controle de Ruído | por |
dc.subject | Noise Transportation | eng |
dc.subject | Railway Sistems | eng |
dc.subject | Noise Prediction | eng |
dc.subject | Noise Control Measures | eng |
dc.title | Ruído proveniente de sistemas ferroviários: análises por meio de medições e simulações em um estudo de caso em Curitiba-PR | por |
dc.title.alternative | Noise originated by railway systems: analysis through measurements and simulations in a case report in Curitiba-PR | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | A poluição sonora é um problema cada vez mais evidente no ambiente urbano, entretanto, não
é visto como prioridade. A maior parte desse ruído é proveniente de sistemas de transporte, e
por isso, nesse estudo de caso foi realizada uma análise do nível de pressão sonora proveniente
da passagem de locomotivas de carga em um trecho densamente urbanizado da cidade de
Curitiba-PR. O local de estudo faz parte do ramal Rio Branco do Sul, que é operado pela Rumo
Logística. Foram realizadas medições do nível de pressão sonora proveniente da passagem das
composições ferroviárias e do acionamento da buzina das locomotivas com base nas
metodologias das ABNT NBR 16425-4:2020 e ABNT NBR 16447:2016, respectivamente. O
nível de pressão sonora proveniente da passagem das composições ferroviárias atingiu 86,39
dB, gerando ruídos representativos diurno e noturno na região de estudo de 65,78 e 67,02 dB,
respectivamente. Entretanto, a média energética dos níveis de pressão sonora provenientes do
acionamento da buzina atingiu 108,08 dB, o que representa uma pressão sonora em N/m² 12
vezes maior que a produzida apenas pela passagem. Além disso, foram realizadas simulações
computacionais para a predição externa dos ruídos medidos, afim de comparar os resultados
obtidos com as faixas previstas no plano diretor da cidade, as normativas de desempenho para
edificações residenciais e os requisitos do ruído ferroviário. Quando considerado apenas o ruído
da passagem dos trens, os mapas apresentaram níveis de pressão sonora abaixo do ruído residual
diurno da região (60,08 dB) a partir de uma faixa de 100 metros para cada lado da via
permanente. Entretanto, quando considerado o ruído da buzina em conjunto com a passagem,
os mapas apresentaram níveis de pressão sonora de até 70 dB em um raio de até 500 metros do
ponto do acionamento do apito, podendo atingir mais de 90 dB em fachadas de edifícios
residenciais lindeiros ao trilho. Sendo assim, o ruído proveniente do acionamento da buzina é
notadamente a maior fonte sonora da passagem das locomotivas nesse trecho. As medidas de
controle mais eficazes consideram a cessão da buzina, entretanto para isso são necessárias obras
de infraestrutura viária para canalizar o tráfego ferroviário a uma via exclusiva, devido ao fato
de ser obrigatório o acionamento do apito ferroviário antes de cruzamentos rodoferroviários em
nível. Há décadas estuda-se o ruído proveniente do apito das locomotivas na cidade de Curitiba,
e percebe-se que nada foi feito para mitigar os danos à saúde da população que reside no entorno
do trilho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |