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dc.contributor.advisorSantos, Thaís Aquino dos
dc.creatorGomes, Matheus Willian
dc.date.accessioned2024-09-12T15:51:29Z
dc.date.available2024-09-12T15:51:29Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/33026
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2023.por
dc.description.abstractNoise pollution is an increasingly evident problem in the urban environment, however it is not seen as a priority. Most of this noise comes from transport systems, and therefore in this case report an analysis was carried out of the sound pressure level originated by the passage of freight locomotives in a densely urbanized area of Curitiba-PR. The study site is part of the Rio Branco do Sul railway branch, which is operated by Rumo Logística. Measurements of noise originated by the passage of railway trains and the activation of locomotive horns were carried out based on the methodologies of ABNT NBR 16425-4:2020 and ABNT NBR 16447:2016, respectively. The sound pressure level originated by the passage of railway trains reached 86.39 dB, generating representative daytime and nighttime noises in the study region of 65.78 and 67.02 dB, respectively. However, the average energetic sound pressure levels resulted by the horn activation reached 108.08 dB, which represents a sound pressure in N/m² 12 times bigger than that produced only by the passage. In addition, computer simulations were carried out for the external prediction of measured noise, in order to compare the results obtained with the bands foreseen in the city's master plan, the performance regulations for residential buildings and the railway noise requirements. When considering only the noise caused by the passage of trains, the maps showed sound pressure levels below the region's daytime residual noise (60.08 dB) from a range of 100 meters on each side of the railroad. However, when considering the noise of the horn with the passage, the maps showed sound pressure levels up to 70 dB in a radius up to 500 meters from the point where the horn was activated, reaching more than 90 dB on facades of residential buildings bordering the trail. Therefore, the noise arising from the activation of the horn is notably the biggest sound source when locomotives pass through this section. The most effective control measures consider stop the horn, however, this requires road infrastructure works to channel railway traffic to an exclusive route, due to the fact that it is mandatory to activate the horn before at-grade road-rail crossings. The noise coming from locomotive horns in the city of Curitiba has been studied for decades, and it is clear that nothing has been done to mitigate the damage to the health of the population living around the rail.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRuído Gerado por Transportespor
dc.subjectSistema de Transporte Ferroviáriopor
dc.subjectPredição de Ruídopor
dc.subjectMedidas de Controle de Ruídopor
dc.subjectNoise Transportationeng
dc.subjectRailway Sistemseng
dc.subjectNoise Predictioneng
dc.subjectNoise Control Measureseng
dc.titleRuído proveniente de sistemas ferroviários: análises por meio de medições e simulações em um estudo de caso em Curitiba-PRpor
dc.title.alternativeNoise originated by railway systems: analysis through measurements and simulations in a case report in Curitiba-PReng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia de Transportes e Logísticapor
dc.description.resumoA poluição sonora é um problema cada vez mais evidente no ambiente urbano, entretanto, não é visto como prioridade. A maior parte desse ruído é proveniente de sistemas de transporte, e por isso, nesse estudo de caso foi realizada uma análise do nível de pressão sonora proveniente da passagem de locomotivas de carga em um trecho densamente urbanizado da cidade de Curitiba-PR. O local de estudo faz parte do ramal Rio Branco do Sul, que é operado pela Rumo Logística. Foram realizadas medições do nível de pressão sonora proveniente da passagem das composições ferroviárias e do acionamento da buzina das locomotivas com base nas metodologias das ABNT NBR 16425-4:2020 e ABNT NBR 16447:2016, respectivamente. O nível de pressão sonora proveniente da passagem das composições ferroviárias atingiu 86,39 dB, gerando ruídos representativos diurno e noturno na região de estudo de 65,78 e 67,02 dB, respectivamente. Entretanto, a média energética dos níveis de pressão sonora provenientes do acionamento da buzina atingiu 108,08 dB, o que representa uma pressão sonora em N/m² 12 vezes maior que a produzida apenas pela passagem. Além disso, foram realizadas simulações computacionais para a predição externa dos ruídos medidos, afim de comparar os resultados obtidos com as faixas previstas no plano diretor da cidade, as normativas de desempenho para edificações residenciais e os requisitos do ruído ferroviário. Quando considerado apenas o ruído da passagem dos trens, os mapas apresentaram níveis de pressão sonora abaixo do ruído residual diurno da região (60,08 dB) a partir de uma faixa de 100 metros para cada lado da via permanente. Entretanto, quando considerado o ruído da buzina em conjunto com a passagem, os mapas apresentaram níveis de pressão sonora de até 70 dB em um raio de até 500 metros do ponto do acionamento do apito, podendo atingir mais de 90 dB em fachadas de edifícios residenciais lindeiros ao trilho. Sendo assim, o ruído proveniente do acionamento da buzina é notadamente a maior fonte sonora da passagem das locomotivas nesse trecho. As medidas de controle mais eficazes consideram a cessão da buzina, entretanto para isso são necessárias obras de infraestrutura viária para canalizar o tráfego ferroviário a uma via exclusiva, devido ao fato de ser obrigatório o acionamento do apito ferroviário antes de cruzamentos rodoferroviários em nível. Há décadas estuda-se o ruído proveniente do apito das locomotivas na cidade de Curitiba, e percebe-se que nada foi feito para mitigar os danos à saúde da população que reside no entorno do trilho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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