Ensino de geografia do Brasil: reflexões sobre práticas pedagógicas na escola Santa Marta, Santa Maria - RS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Geografia em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, focando no ensino de Geografia no contexto brasileiro. Para tanto, utilizou-se uma metodologia que envolveu pesquisa quantitativa, análise de questionários e gráficos e a construção coletiva de um mapa visual dos resultados obtidos, permitindo uma análise aprofundada dos principais fatores envolvidos. Tendo como base teórica Santos (1987), Santos (2008), Cavalcanti (2013), Freyre (1967), Lefebvre (2008), entre outros. Os resultados mostraram que determinadas habilidades necessárias do currículo do ensino fundamental, formam sim a consciência espacial do estudante e seu entendimento pelo espaço geográfico. Infelizmente, a parte prática da pesquisa não pôde ser finalizada devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o que representou uma das principais limitações deste estudo. Contudo, os resultados obtidos são significativos e oferecem uma contribuição relevante para o campo do ensino de Geografia, tanto em termos teóricos quanto práticos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: