Inteligência artificial nos processos de gestão de pessoas: barreiras, desafios e oportunidades
Resumo
É amplamente reconhecido que as tecnologias estão presentes para facilitar os processos do cotidiano. Com o avanço das tendências em inteligência artificial (IA) em diversos ambientes, pesquisas apresentam organizações dispostas à inovação, adotando novas tecnologias para automatizar tarefas repetitivas. No entanto, a realidade prática nem sempre corresponde a essas descrições. Embora as plataformas de IA sejam inseridas em contextos organizacionais, a aceitação dessas tecnologias enfrenta desafios significativos, como a desconfiança em relação às políticas de privacidade, à segurança dos dados de empresas e funcionários e principalmente a falta de conhecimento dos funcionários. Além disso, surgem preocupações éticas relacionadas às decisões automatizadas, que muitas vezes carecem de um olhar empático e desconsideram questões individuais. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral abordar os desafios e oportunidades da IA na Gestão de Pessoas em empresas no Rio Grande do Sul, investigando como a integração das tecnologias pode mudar as operações e processos de Gestão de Pessoas que existem hoje, para processos mais agilizados e práticos. Foram realizados questionários para uma amostra de 21 empresas do Rio Grande do Sul, identificando o baixo potencial de adoção de novas tecnologias pela falta de conhecimento de IA e o alto custo de adoção. Ainda na amostra, foram identificadas quatro empresas que já incorporaram novas tecnologias em seus processos e relataram altos níveis de satisfação com os resultados obtidos. Contudo, essas organizações também enfrentaram desafios significativos durante a implementação. Assim, conclui-se que, embora a adoção inicial envolva diversas barreiras, a integração bem-sucedida dessas tecnologias tende a promover benefícios e satisfação para as empresas.
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