Gamificação no design de sistemas computacionais
Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-17Autor
Silva, José Pedro Ferreira da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho investiga como a gamificação pode ser aplicada no design de sistemas computacionais para melhorar a experiência do usuário na web. A gamificação, definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, é explorada através de uma revisão da literatura e análise de casos práticos. O estudo inclui uma revisão da literatura sobre o tema, a análise de casos práticos e o desenvolvimento de um protótipo de um site voltado à leitura, no qual foram incorporados pontos, níveis, insígnias e contador de sequência para incentivar o hábito diário e o engajamento do usuário. A avaliação do protótipo, realizada com um grupo de usuários, evidenciou que esses elementos, quando bem implementados, podem transformar atividades rotineiras em experiências mais agradáveis e motivadoras. Os resultados indicam aumento do engajamento, maior satisfação com a interação e a formação de hábitos mais consistentes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: