Desenho Geométrico e Geometria Descritiva: um olhar para os cursos de formação de professores de Matemática
Resumo
O presente trabalho tem como proposta investigar quais os conhecimentos específicos
professores e professoras em formação e formação continuada possuem acerca da Geometria
Descritiva e do Desenho Geométrico. A questão norteadora da pesquisa busca entender em que
medida os cursos de Matemática Licenciatura, do Mestrado Acadêmico em Educação
Matemática e Ensino de Física e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
da UFSM tem preparado seus alunos para desenhar formas geométricas, seja no papel ou no
quadro (ferramenta de trabalho nas escolas). Assim, busca-se compreender o desenvolvimento
dos currículos a respeito dessas disciplinas ao longo da história, reconhecendo suas alterações
e conceitos. Para tal, foi realizada uma análise descritiva dos currículos do curso de Licenciatura
em Matemática da UFSM. Para explorar responder ao objetivo elencado, foi aplicado um
questionário a estudantes dos cursos. A pesquisa considerou tanto a visão de discentes que estão
inseridos em um currículo atual quanto de aqueles que já passaram por currículos anteriores,
permitindo uma análise mais atualizada sobre os conceitos em voga. Após a análise do
questionário, é possível perceber que não há distanciamento significativos entre os
conhecimentos dos alunos em formação continuada e alunos em formação inicial, preocupando
ainda a ausência de disciplinas que levem em consideração conceitos de Geometria Descritiva
e Desenho Geométrico nos cursos pesquisados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: