Montreal cognitive assessment hearing impairment (moca-h) no português brasileiro: validade de critério e de construto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade de critério e de
construto para o protocolo Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment
(MoCA-H) no Português Brasileiro. Participaram da amostra 70 idosos distribuídos em
dois grupos: Grupo 1- 50 sujeitos com perda auditiva e sem declínio cognitivo; Grupo
2- 20 sujeitos com perda auditiva e com declínio cognitivo. A validade de critério foi
obtida por meio da comparação do Grupo 1 e 2 considerando o escore geral e os oito
domínios avaliados no MoCA-H. Os dados foram analisados por meio do teste U de
Mann-Whitney e teste T de Student, respeitando as características dos dados
coletados. Para verificação da validade de construto analisou-se a correlação entre os
escores totais do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e do MoCA-H obtidos pelo
Grupo 2. Para tanto utilizou-se o Teste de Correlação de Spearman. Com base na
análise da validade de critério constatou-se diferença entre os grupos com e sem
declínio nas habilidades nomeação, atenção, linguagem, abstração, memória e
evocação tardia, além do escore total do MoCA-H. Na análise da validade de
construto, foi observado correlação fraca e sem significância (Rho=0,384; p=0,095)
entre os escores do MoCA-H e do MEEM. Sendo assim, pode-se concluir que o
protocolo MoCA-H apresentou boa validade de critério para esta população
específica, tornando-se uma ferramenta confiável para a triagem de declínio cognitivo
leve. No entanto, não apresentou validade de construto satisfatória, indicando a
necessidade de mais estudos com o referido instrumento utilizando outro protocolo
como referência.
Coleções
- TCC Fonoaudiologia [33]
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