Mostrar registro simples

dc.creatorMarchi, Jamur Johnas
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2006-03-03
dc.identifier.citationMARCHI, Jamur Johnas. Business net: a comparative study of social and behavior factors and competitive performance in two nutritious retail s net companies. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4512
dc.description.abstractAmong the complexity of the current competitive context the nets of companies have been emerged as an alternative for the prosperity of the organizations. The present study presents a comparative study of the relationships among social and behavior factors of the actors that compose two nets of supermarkets and their respective competitive performance. This study was based on two cases for which there were selected two nets of nutritious retail (the Central Mais net and the Unimercados net) that are inside the same economic text, the central region of the state of Rio Grande do Sul. The competitive performance was measured through survey in which the exploration of the relationships among the companies (27 companies of the Central Mais net and 15 companies of the Unimercados net) that make possible increments in terms of value change and creation and financial and structural increments was evaluated, relating it with four social and behavior factors identified in the literature as essential for the business net, which are: compromising, trust, cooperation and social connections. Starting from the analysis of the results it can be noticed that the duality of the coopetition permeated the interorganization relationships revealing the need of an interdependent view opposed to fragmented views. The social and behavior factors reflect that the actors behavior in the business net relationships could influence the competitive performance of the business net. The results also stressed the need of harmony among the real social and behavior factors in order to have positive influence on the competitive performance. One emphasizes that this study was placed in a reflexive way, mainly for being a descriptive study of only two cases it couldn t accomplish generalizations, though one suggests that the empiric deepening through multidisciplinary relational approaches in the field of business nets may bring significant contributions for this subject and even so to ratify the reflections of this study.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes de empresaspor
dc.subjectFatores sócio-comportamentaispor
dc.subjectDesempenho competitivopor
dc.subjectRelações interempresariaispor
dc.subjectNet of companieseng
dc.subjectSocial and behavior factorseng
dc.subjectCompetitive performanceeng
dc.subjectInterorganization relationshipseng
dc.titleRedes empresariais: um estudo comparativo dos fatores sócio-comportamentais e desempenho competitivo em duas redes de empresas do varejo alimentíciopor
dc.title.alternativeBusiness net: a comparative study of social and behavior factors and competitive performance in two nutritious retail s net companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm meio à complexidade do contexto competitivo atual, as redes de empresas têm emergido como uma alternativa para a prosperidade das organizações. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo das relações entre fatores sócio-comportamentais, dos atores que compõem duas redes de supermercados, e o seu respectivo desempenho competitivo. O estudo baseou-se em dois casos, para o qual foram selecionadas duas redes do varejo alimentício (a rede Central Mais e a rede Unimercados), as quais se encontram inseridas dentro de um mesmo contexto econômico, a região central do Estado do Rio Grande do Sul. Mensurou-se, através de survey, o desempenho competitivo no qual se avaliou a exploração das relações entre as empresas (27 empresas da rede Central Mais e 15 empresas da rede Unimercados) que possibilitam incrementos em termos de troca e criação de valor e incrementos financeiros e estruturais, relacionando-os com quatro fatores sóciocomportamentais identificados na literatura como essenciais para as redes empresariais, quais sejam: comprometimento, confiança, cooperação e conexões sociais. A partir da análise dos resultados pode-se perceber que a dualidade da coopetição permeia as relações interorganizacionais de ambas as redes estudadas, revelando a necessidade de uma visão de interdependência em contraposição às visões fragmentadoras. Os fatores sóciocomportamentais refletem o comportamento dos atores nas relações da rede empresarial, podendo exercer certa influencia sobre o desempenho competitivo da rede empresarial. Os resultados apontaram também para a necessidade de harmonia entre os próprios fatores sóciocomportamentais para haver influência positiva no desempenho competitivo. Ressalva-se que o presente trabalho situou-se no plano reflexivo, principalmente por ser um estudo descritivo de apenas dois casos, não podendo realizar generalizações, todavia, sugere-se que o aprofundamento empírico através de abordagens relacionais multidisciplinares no campo das redes empresariais poderá trazer contribuições significativas para o assunto em pauta e até mesmo ratificar as reflexões deste trabalho.por
dc.contributor.advisor1Wittmann, Milton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540542252982444por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee2Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859399120420257por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples