Classificação setorial das empresas brasileiras: uma aplicação da análise de cluster
Resumo
O processo de tomada de decisão numa empresa requer conhecimento externo do ambiente em que ela atua. O agrupamento de empresas, de acordo com o ramo de atividade ou com o comportamento de certas variáveis independentemente do tipo de produto ou serviço oferecido, serve como base para a compreensão das características e relações das empresas nos mercados em que vendem ou compram. Esta dissertação busca avaliar a eficiência da classificação setorial a partir do método análise de cluster. A utilização da classificação setorial nos estudos na área de administração tem, por base, o pressuposto de que empresas de um mesmo setor são semelhantes. Portanto, se a classificação setorial é eficiente, espera-se que empresas de um mesmo setor formem um cluster e que empresas de setores diferentes sejam agrupadas em clusters díspares. Os resultados, de um modo geral, demonstram uma alta heterogeneidade setorial nos clusters quer quando o número de clusters é sugerido pela regra de parada ou critério BOVESPA. E esta heterogeneidade é estável, uma vez que se manteve ao longo do período estudado. Portanto, os resultados apontam para a ineficiência da análise setorial. O estudo do agrupamento de empresas a partir de dados econômicos e financeiros serviu para identificar a não existência de homogeneidade dos setores do ponto de vista dos indicadores quando sujeitos a uma classificação baseada unicamente no tipo de bem ou serviço produzido. Para tomadas de decisões mais precisas os setores podem ser reestruturados de modo a incorporar, em cada agrupamento, empresas que possam ser razoavelmente semelhantes.