Em busca de um mundo melhor: uma avaliação do discurso sobre responsabilidade social nas maiores empresas da América Latina
Abstract
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem recebido crescente atenção, tanto na área acadêmica quanto corporativa. As empresas geralmente definem sua abordagem de RSE sob diferentes visões, sendo influenciadas por distintos fatores em nível regional, industrial e nacional. O presente estudo teve como objetivo identificar como as maiores empresas da América Latina se apresentam em termos de RSE, e se justifica pelo fato de que, apesar da
crescente pressão exercida sobre as empresas para que estas exerçam um papel ativo na promoção do bem-estar social, ainda são escassos os estudos que buscam identificar como as
empresas latino-americanas abordam este tipo de ação, não sendo suficientes para que se compreenda a real situação existente. A pesquisa foi realizada mediante a análise de
documentos organizacionais disponibilizados nos websites das 100 maiores empresas da América Latina que figuram no ranking As 500 Maiores , elaborado pela revista América
Economia. O estudo se caracteriza como uma análise cross-section, onde países e setores foram analisados como casos específicos. A coleta de dados foi realizada a partir do modelo
proposto por Silberhorn e Warren (2007). Para a análise de resultados, foram realizadas comparações entre os países pesquisados e entre os setores aos quais as empresas pertencem. Verificou-se que, em geral, as empresas situadas no Brasil apresentaram-se mais preocupadas em termos de ações socialmente responsáveis do que as empresas situadas nos demais países da América Latina. Dentre os setores da economia, Comércio/SVGerais e Petróleo/Gás destacaram-se positivamente quanto aos processos e ações socialmente responsáveis, enquanto o Automotivo/Autopeças ficou em desvantagem, constituindo-se no setor que menos mostrou interesse pelas questões de RSE.