A dinâmica da mudança em uma empresa familiar: o caso das facas coqueiro
Resumen
O presente estudo está inserido na linha de pesquisa em estratégia e competitividade na área de concentração aprendizagem e cultura organizacional, tendo como questão central à análise das transformações sofridas pela empresa metalúrgica (Bianchini & Cia. Ltda. - Fábrica de Facas COQUEIRO) ao longo de um século de existência. Os objetivos específicos se concentram em descobrir que valores organizacionais sustentam a dinâmica da mudança, descobrir os fatores geradores do comprometimento afetivo , conhecer e interpretar as mudanças ocorridas na fase do fundador e do sucessor e identificar as principais mudanças ocorridas na empresa desde o período de sua fundação até hoje. Esta pesquisa se justifica em função das grandes mudanças nos mercados competitivos onde as empresas atuam, exigindo que os seus setores tornem-se cada vez mais produtivos e ágeis, de forma que possam atender às expectativas da empresa como um todo e também dos seus mercados de atuação. Duas hipóteses foram apontadas como propulsoras do presente estudo: a empresa possui valores altamente reconhecidos e amplamente difundidos por toda a organização e os fatores identificados como propulsores da dinâmica de mudança, em cada uma de suas fases, estão diretamente relacionados com os valores dominantes. Os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas em profundidade, observação e análise documental foram analisados mediante um método denominado de Análise de Conteúdo, que busca levantar inferências e interpretações de um texto originado das entrevistas. Com o passar do tempo a faca foi se modernizando e na época do sucessor a empresa somente sobrevive porque mantém a mesma cautela e dedicação da época e na empresa muitas vezes foi verificado que gerações compram a faca Coqueiro, iniciando pelo avô, o filho e o neto, ou muitas vezes, passando a faca Coqueiro de geração a geração. A credibilidade da empresa tem sido usada tanto para conquistar mercados, investidores, profissionais e admiração tanto para funcionar como escudo na investida dos concorrentes contra a imagem da empresa. A Bianchini & Cia. Ltda., para enfrentar o mundo em todos os seus anos de existência, tem primado em ter bons produtos, ser bem administrada, ser um bom lugar para trabalhar, ter valor agregado para a sociedade, ou seja, ser ética, não decepcionando minorias, respeitando o meio-ambiente, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural e ser transparente e respeitadora de compromissos. A permanência na empresa também resulta do respeito ao indivíduo, segurança e confiança na gestão, orgulho do trabalho e da empresa, integração social, benefícios, recompensas econômicas conjugadas com recompensas simbólicas, o apoio que a empresa oferece em situações de crise. Assim, sob a forma de um conjunto de benefícios, a empresa garante acesso a um certo padrão de qualidade de vida, produzindo no imaginário do trabalhador um valor simbólico sobre a marca Coqueiro como um lugar de proteção e de mãe generosa, conseguindo deste modo capitalizar não apenas a força física e o tempo útil do trabalhador, mas também o seu comprometimento afetivo .