Mostrar registro simples

dc.creatorSiqueira, Nilson Amaury
dc.date.accessioned2017-04-20
dc.date.available2017-04-20
dc.date.issued2010-06-23
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Nilson Amaury. Validation tool for identify variables that influence on satisfying user information systems. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4558
dc.description.abstractIt‟s very interesting demonstrates the needs of organizations, whether they private or public, of mechanisms that ensure information quality and quick access. Such mechanisms, among other functions, shall ensure the security and availability of information to the user. This is the work of information systems (SI): collect (or recover), process, store and distribute information for decision-making, coordination and control of an organization. In the light of its importance to the success of organizations, the study of the use of information systems has been a lot of attention for at least three decades. Understand the factors that necessitate the use of information systems is to establish relationships between behavior and attitudes of individuals, for example, the effort noticed and performance against technology, adjust this with the task to be performed and the degree of satisfaction that user front SI available. As a result, this research has focused study of motivational factors that impact the technology. Therefore, the main object of this work is to investigate whether or not respect/connection among constructs "Perceived effort", "performance", "Adequacy between task and technology" and "User satisfaction" in an institution of higher education (IES). The character was a case study. Were applied 167 questionnaires with public IES servers that actually use SI to perform their tasks. The results cited for identification of the variables that influence in user satisfaction of SI through the process of quantitative analysis developed in this work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas de informaçãopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectEsforçopor
dc.subjectAdequação entre tarefa e tecnologiapor
dc.subjectSatisfação do usuáriopor
dc.subjectInformation systemseng
dc.subjectPerceived efforteng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectAdequacy between task and technologyeng
dc.subjectUser satisfactioneng
dc.titleValidação de instrumento para identificação de variáveis que influenciam na satisfação de usuário de sistemas de informaçãopor
dc.title.alternativeValidation tool for identify variables that influence on satisfying user information systemseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoÉ reveladora a necessidade proeminente das organizações, quer sejam elas privadas ou públicas, de mecanismos que garantam informações de qualidade e de acesso rápido. Tais mecanismos, entre outras funções, devem assegurar a segurança e a disponibilidade das informações para o usuário dessas organizações. Este é o trabalho dos sistemas de informação (SI): coletar (ou recuperar), processar, armazenar e distribuir informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Em função de sua importância para o sucesso das organizações, o estudo da utilização dos sistemas de informação tem merecido muita atenção há pelo menos três décadas. Entender os fatores que verificam a utilização dos sistemas de informação é estabelecer relações entre comportamento e atitude dos indivíduos como, por exemplo, o esforço percebido e o desempenho frente a tecnologia, o ajuste desta com a tarefa a ser executada e o grau de satisfação desse usuário frente ao SI disponível. Em decorrência disso, esta pesquisa tem como foco principal o estudo dos fatores motivacionais que impactam a adoção de uma tecnologia. Portanto, o objeto principal deste trabalho é investigar a existência ou não de relação/conexão entre os construtos esforço percebido , desempenho , da Adequação entre Tarefa e Tecnologia e a Satisfação do Usuário numa Instituição de Ensino Superior (IES). O caráter da pesquisa desenvolvida foi um estudo de caso. Foram aplicados 167 questionários aos servidores públicos de uma IES que, efetivamente, utilizavam o SI para realizar suas tarefas. Os resultados apontaram para a identificação das variáveis que influenciam na satisfação do usuário do SI através do processo de análise quantitativa desenvolvido no presente trabalho.por
dc.contributor.advisor1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4por
dc.contributor.referee1Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705184T5por
dc.contributor.referee2Simoneto, Eugênio de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533314H6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples