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dc.creatorSchutel, Soraia
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2010-05-07
dc.identifier.citationSCHUTEL, Soraia. Ontopsicologia e formação de pessoas na gestão sustentável do centro internacional de arte e cultura humanista Recanto Maestro/RS. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4562
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOntopsicologiapor
dc.subjectGestão sustentávelpor
dc.subjectFormação continuada de pessoaspor
dc.subjectInterdisciplinarpor
dc.subjectMentalidade sustentávelpor
dc.titleOntopsicologia e formação de pessoas na gestão sustentável do centro internacional de arte e cultura humanista Recanto Maestro/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA temática da sustentabilidade tem encontrado espaço nos estudos organizacionais ao se direcionar às ações de gestão empresarial na sociedade mundial. Nesse contexto, investiga-se uma realidade no interior do Estado do Rio Grande do Sul, o Recanto Maestro, terceiro Distrito de São João do Polêsine. Utiliza-se, para tanto, a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997) para investigar o problema de pesquisa: Como o Recanto Maestro faz a sua gestão sustentável? . Os dados foram coletados por meio da observação participante, da análise documental e através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 16 gestores de projetos desenvolvidos no lócus do estudo. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 1994). Ao perpassar pelos principais referenciais teóricos sobre gestão sustentável e do método ontopsicológico (MENEGHETTI, 2004) - o qual é aplicado na formação dos recursos humanos que atuam neste local -, observa-se que as organizações demonstram-se sustentáveis conforme os pilares desenvolvidos por Sachs (2007). Além desses, identifica-se outro pilar que contribui para o desenvolvimento sustentável, o qual, até então, não havia sido considerado na literatura corrente sobre sustentabilidade: a mentalidade sustentável. Essa, conforme Meneghetti (2004), é decorrente da formação continuada (Life Long Learning), a qual possibilita a autenticidade da consciência do ser humano por meio da reversibilidade entre intencionalidade e ação sustentável. O ser humano operador social é capaz de ser agente interdisciplinar e de promover a sustentabilidade, oportunizando, assim, resultados benéficos tanto para si e para o outro quanto para o meio ambiente em que se insere. O estudo conclui que a interdisciplinaridade está implícita no conceito de sustentabilidade. O princípio interdisciplinar evidencia-se ao estabelecer relações de benefícios mútuos entre as diversas esferas apontadas por Sachs (2007) econômica, social, ambiental, cultural, política, territorial , onde se complementam e se reforçam. Nesse contexto, o estudo indica as contribuições que a escola ontopsicológica, por meio de sua metodologia e de seus instrumentos de formação, pode trazer às organizações ao desenvolver seu recurso mais valioso: o humano. Através da aplicação desse método em realidades empresariais e micro-sociais, como o exemplo do CIACH Recanto Maestro, pode-se buscar um novo modo de fazer a gestão sustentável.por
dc.contributor.advisor1Giordani, Estela Maris
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2613694853235546por
dc.contributor.referee1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee2Boer, Noemi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067957507021073por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121031437379487por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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